Com salários de R$ 7
mil a R$ 45 mil, estudo indica que as atividades nasceram para suprir as
necessidades de um mercado em constante transformação
Uma pesquisa realizada
pela consultoria Michael Page destacou os cargos de Gerente de Marketing
Online, Gerente de Treinamento do Varejo, Gerente de Identidade Visual e
Gerente de Comunidade como as profissões do futuro no mercado de trabalho.
Com salários de R$ 7
mil a R$ 45 mil o estudo foi feito nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha,
França e Brasil e indica que as atividades nasceram para suprir as necessidades
de um mercado em constante transformação. Além das quatro gerências, também
estão na lista da Michael Page as carreiras de Gestor de Reestruturação,
Gerente de Projetos e Gerente de Relações Governamentais.
Conheça as descrições
dos cargos:
Gerente de Marketing Online
O que faz: Elabora a estratégia de Marketing de uma empresa nas
mídias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o público específico que
se quer atingir e a plataforma que se deve utilizar. Na Europa e nos Estados
Unidos, os profissionais desse ramo já contam com experiência de até 10 anos no
currículo. No Brasil, o Marketing online só agora começa a se expandir — daí a
carência de profissionais experientes nessa área.
Formação: Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem contrata: Agências de comunicação e empresas que atuam nas redes
sociais.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil.
Gerente de Treinamento do Varejo
O que faz: Treina os funcionários de cada ponto de venda da empresa. Antes, o
costume era que a empresa adotasse um treinamento padrão para todos os
funcionários que lidam com o público. Hoje, considera-se mais produtivo contar
com profissionais que elaboram programas específicos conforme as
características dos consumidores locais.
Formação: Administração de Empresas, Recursos Humanos e Psicologia.
Quem contrata: Empresas do setor de varejo
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Gerente de Identidade Visual
O que faz: Em redes varejistas, é encarregado de talhar cada ponto de venda
ao perfil do público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de
produtos que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus
vendedores devem abordar a freguesia e as ações promocionais mais proveitosas.
Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em que cuida para
que ela não se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque com ela.
Formação: Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com
experiência em varejo.
Quem contrata: Empresas do setor de varejo, em especial no segmento de
luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Gerente de Comunidade
O que faz: Atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes
sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo, por impedir que as
reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa divulgadas no Twitter ou
no Facebook se transformem em virais negativos na internet.
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: Agências de comunicação e empresas que atuam nas redes
sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
Gestor de reestruturação
O que faz: Nos bancos, gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as
empresas em dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econômica de
2008. Embora grande parte dos gestores de reestruturação atue no setor
bancário, há profissionais também dentro das companhias, com a missão de
colocar a situação financeira da empresa nos eixos.
Formação: Gestão e Administração de Empresas, Economia e Engenharia, com
Pós-graduação em Finanças e experiência comprovada em áreas de risco de
crédito.
Quem contrata: Instituições financeiras e empresas de grande porte do
setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil
Gerente de projetos
O que faz: Joga no
meio de campo entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa. Por um
lado, ele leva as necessidades dos diferentes departamentos da companhia aos
técnicos de sistemas da informação. No caminho inverso, aponta aos funcionários
as limitações dos recursos de TI. Como ele dialoga com grupos que muitas vezes
não se entendem — “tecniquês” e “juridiquês”, por exemplo, são dois idiomas
distintos —, a capacidade de comunicação é a sua principal característica.
Formação: Engenharia e Informática.
Formação: Engenharia e Informática.
Quem contrata: Médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
Gerente de relações governamentais
O que faz: É o interlocutor da empresa junto a órgãos governamentais e agências
reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação é vasta: inclui desde
questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o cargo exige um profissional
que tenha grande capacidade de comunicação e, ao mesmo tempo, muito
conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia — uma combinação difícil,
que, quando preenchida com eficiência, pode levar aos mais altos salários entre
aqueles oferecidos por essas novas profissões.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Quem contrata: Empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a
supervisão de órgãos reguladores.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 45 mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi