SE GOSTOU SIGA O BLOG

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Queda de Camilo Cola pode levar PMDB a buscar aliança com Theodorico Ferraço


A decisão do ex-deputado federal Camilo Cola de renunciar ao cargo de presidente do PMDB em Cachoeiro de Itapemirim mexeu no tabuleiro eleitoral do município sulista. Cola ficou magoado com o partido ao ser preterido na convenção que escolheu o ex-deputado José Tasso como pré-candidato do PMDB a prefeito. 

Mas a escolha de Tasso pode ser transitória. Lideranças ligadas ao PMDB já admitem que o ex-prefeito Roberto Valadão, um dos xerifes do partido, estaria articulando uma aproximação com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM).

Embora Ferraço ainda mantenha mistério em torno de sua decisão, tudo indica que o demista anuncie nas próximas horas que disputará pela sexta vez a prefeitura de Cachoeiro.

Pessoas próximas a Ferraço comentavam que ele só desistiria da disputa se conseguisse se reeleger presidente da Assembleia por mais dois anos. Entretanto, uma emenda constitucional de 2003 impede que o presidente da Casa tente a reeleição. A esta atura do campeonato, reta final das convenções, seria quase impossível para Ferraço “mexer” na Constituição Estadual e alterar a emenda em um curto espaço de tempo.

É verdade que os deputados, ou pelo menos parte deles, estariam dispostos a alterar a constituição para reconduzir Ferraço ao cargo. Inclusive, os favoráveis à mudança se queixam que o Espírito Santo é o único da Federação que veda a reeleição de presidente da Casa.

Polêmica à parte, o cenário que se desenha para Cachoeiro deve trazer Ferraço como candidato do DEM coligado com o PMDB de Valadão. Nesse caso, é muito provável que o pré-candidato do PR, o deputado estadual Glauber Coelho, abra mão da disputa para apoiar o presidente da Assembleia, deixando o campo livre para a corrida se afunilar entre Ferraço e o atual prefeito Carlos Casteglione (PT), que teria um páreo duríssimo pela frente. Via SD | José Rabelo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook