sexta-feira, 29 de junho de 2012

Candidatura de Luciano Rezende ganha novo fôlego com os apoios do PP e PDT


Quase ninguém discorda que nas últimas semanas a candidatura do deputado estadual Luciano Rezende (PPS) vinha sofrendo um arrefecimento. Os observadores políticos indicavam que o candidato perdera força por causa do isolamento do PPS. Mas Luciano demonstrou reação nas últimas horas que antecedem o anúncio das convenções partidárias. Neste sábado (30), o partido deve anunciar a coligação com o PP e PDT - dois partidos que vinham sendo cobiçados pelos outros candidatos.
 
Selando o apoio, Luciano sai do isolamento e ainda reduz consideravelmente as chances de o candidato tucano, o ex-prefeito da Capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas, liquidar a fatura ainda no primeiro turno.
 
Ao lado do PP e PDT – com chances de ainda trazer o PSC -, Luciano se habilita para buscar os votos necessários para assegurar seu nome no segundo turno. Parte desses votos deve vir dos eleitores do PSDB. Isso explica porque Luiz Paulo alimentava esperanças de ter o PPS no seu palanque.
 
Outro que aparece para “roubar” votos dos três principais cabeças de chave na Capital – Luiz Paulo, Iriny Lopes (PT) e Luciano – é o deputado José Esmeraldo (PR). O PR inclusive estava muito próximo de adensar a base de apoio que vem sendo montado pelo candidato do PPS. O acordo encruou justamente em José Esmeraldo, que não quis abrir mão da candidatura para disputar a prefeitura de Vitória.
 
Esmeraldo defendeu sua posição em uma reunião nessa quinta-feira (28) com lideranças do partido. Pragmático, o deputado provou aos seus pares que o projeto político de ter candidatura própria em Vitória era viável e estratégico para o crescimento do partido na Grande Vitória, que hoje tem suas forças concentradas em Vila Velha, com a candidatura à reeleição do prefeito Neucimar Fraga.
 
Para selar seu nome, o deputado do PR mostrou dados que o colocam em crescimento nas intenções de voto, o que indica que o nome do republicano vem ganhando espaço entre os eleitores da Capital. O PR assentiu, então, que a candidatura de Esmeraldo é estratégica para as pretensões de crescimento do partido.
 
Com a pulverização de candidatos e a probabilidade da eleição em Vitória ser definida em dois turnos, outro que sai aliviado é o governador Renato Casagrande. Corre nos bastidores que Casagrande se movimentou bastante nos últimos dias para “fermentar” a candidatura de Luciano. A notícia da confirmação da candidatura de José Esmeraldo também acabou sendo vista como uma boa surpresa para o Palácio Anchieta.
 
Se Luiz Paulo confirmasse o prognóstico de alguns analistas e vencesse ainda no primeiro turno, o resultado imporia uma derrota dolorida para o governo. Uma vitória acachapante do tucano, ainda no primeiro turno, colocaria em xeque o poder de fogo de Casagrande na segunda maior vitrine eleitoral do Estado.
 
A “ressurreição” de Luciano, a confirmação da candidatura de Esmeraldo e a possibilidade de o PSB ainda caminhar com o PT de Iriny, seriam abrangentes o bastante para manter satisfeitos todos os partidos da base aliada, deixando o governador “bem na foto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook