quinta-feira, 14 de julho de 2011

Trabalhadores têm direito a R$800 mi em fundo antigo

 
Quem declarou Imposto de Renda entre 1967 e 1981 e aplicou no Fundo 157 pode ter dinheiro a receber; saiba como fazer a consulta
O trabalhador que declarou Imposto de Renda entre 1967 e 1981 e aplicou parte do imposto no fundo de investimento, batizado de 157, pode ter um dinheiro extra à sua espera. De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão do governo que regula o mercado financeiro, ainda existem cerca de 3,4 milhões de aplicações que somam R$ 800 milhões para resgate por parte dos aplicadores.
Entre as explicações para a falta de procura pelos rendimentos, especialistas apontam esquecimento por parte do trabalhador e até mesmo morte do titular da aplicação. Porém, nos casos de falecimento do cotista, o representante do espólio pode recuperar o dinheiro.
Naquela época, a Receita Federal permitiu que trabalhadores investissem parte dos vencimentos retidos pelo Leão no fundo de ações. O Fundo 157 foi extinto em 1985, mas os contribuintes não sacaram o dinheiro. Os recursos ficaram aplicados em um banco indicado pelo próprio cotista.
É bem provável que o trabalhador com mais de 50 anos tenha dinheiro a receber. Quem lembrar em qual banco efetuou a aplicação deve procurá-lo e solicitar o resgate. É preciso levar comprovante de identidade, CPF e comprovante de residência.
Quem não lembra se fez a aplicação, mas quer fazer a consulta, deve acessar o site www.cvm.gov.br, no link “Consulta Fundo 157”. Basta inserir o CPF para saber se tem cotas para resgate e em qual banco está depositada. As informações são baseadas em dados de abril de 1996, fornecidos pelos bancos. Quem sacou depois desse período não tem mais direito. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 722 5354.
A CVM alerta ainda quanto a oportunistas. Pessoas mal intencionadas que procuram cotistas se apresentando como intermediários para o saque e chegam a cobrar pela “assessoria”. O órgão esclarece que ninguém está autorizado a fazer qualquer intermediação.
CVM alerta para falsos agentes intermediários
Quem tem direito a sacar os rendimentos do Fundo 157 deve ficar atento para não cair em golpes. A CVM alerta que ninguém está autorizado a intermediar o resgate da aplicação. Tudo porque alguns golpistas que se apresentam como representantes da entidade cobram para “auxiliar” o cotista no processo.
O órgão esclarece que, para retirar o dinheiro, o trabalhador não precisa fazer depósito prévio em conta corrente que seria utilizado para pagamento de impostos ou taxas referente à operação. Ainda de acordo com a CVM, somente o próprio cotista ou representante legal pode resgatar as contas do Fundo 157.
Por admin • jul 4th, 2011 • Categoria: Seu Bolso







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook