Dag Vulpi
A CONSCIÊNCIA POLÍTICA, à luz da filosofia aristotélica, sublinha a participação ativa na pólis* como meio de atingir o bem comum. Aristóteles destaca a virtude como essencial para uma participação política eficaz, vinculando-a à busca da eudaimonia**, a realização plena da vida. Sua ideia de justiça distributiva reflete a responsabilidade coletiva dos cidadãos para com a sociedade. Por outro lado, a RAZÃO SOCIAL, inspirada na visão de Habermas, destaca a comunicação e o entendimento mútuo como fundamentais, aplicando essa razão no contexto social. Assim, a Razão Social busca incorporar a racionalidade comunicativa para influenciar dinâmicas sociais, fomentando uma compreensão profunda e colaborativa na construção do conhecimento e na tomada de decisões coletivas.
*Pólis: cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
**Eudaimonia: é descrita como um bem final, pois toda ação humana visa à realização desse bem que é tido como auto suficiente e perfeito. Discute conceitos éticos fundamentais como felicidade e virtude, detendo-se na apreciação de várias virtudes particulares e analisa o agir humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi