quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Brasil cresceu 2,3% em 2013

Clique na imagem para AMPLIAR
O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou 2013 com um crescimento de 2,3 %. O PIB totalizou R$ 4,84 trilhões no ano, segundo dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, a economia brasileira havia crescido 1%.

No quarto trimestre de 2013, o PIB cresceu 0,7% na comparação com o trimestre anterior e 1,9% na comparação com o mesmo período de 2012.


4 comentários:

  1. e quanto cresceu o TRIBUTO e o IMPOSTO....?????

    ResponderExcluir
  2. O Brasil acabou com a hiper-inflação ao mesmo tempo em que isso acontecia no resto do mundo. Crescemos com o resto do mundo e caímos com ele, em linhas gerais. Nosso patamar de comparação é com os países da América Latina (mesma cultura, mesmos problemas, mesma história). Nosso continente tem adotado dois modelos (bem grosseiramente): o neo-liberalismo (o caso chileno é o mais representativo) e o neo-populismo (a Venezuela é o exemplo). Ambos estão sendo superados. O Brasil se manteve mais ou menos no meio entre os dois modelos, é um caso brando de neo-populismo.Não é à-toa que economistas que foram ministros da ditadura, ou apoiadores de FHC, hoje aconselhem e apoiem o governo Dilma. É sempre bom sair do modelo estreito petistas x tucanos e ver um quadro mais geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Marco Lisboa, suas considerações são pertinentes, e talvez eu faça uma pesquisa sobre os números da economia sul americana para um comparativo com a brasileira, mas imagino que os resultados serão parecidos com a economia do resto do mundo. O que chamou minha atenção nos resultados que geraram o gráfico acima foi à instabilidade da nossa economia, observe que, mesmo em anos anteriores ao colapso mundial de 2009 e também depois, a economia brasileira nunca conseguiu crescer em dois anos consecutivos, essa sim é uma economia que pode ser considerada uma gangorra econômica. Enquanto o resto do mundo registra uma oscilação muito menor, e em alguns casos manteve o crescimento por intervalos de até 6 anos, como é o caso dos números apresentados no período de 93 a 98, o PIB do Brasil por sua vez, não conseguiu crescer, ou manter-se no mesmo patamar, durante dois anos consecutivos. Isso mostra o quanto nossa economia sempre esteve fora do controle.

      Excluir
    2. O comando de nossa economia se resume a apagar incêndios. É a chamada política de stop and go. Acelera um pouco, depois freia para arrumar, depois acelera. Você tem razão em apontar essa característica, que atravessa governos. Graficamente, dá para ver que nós oscilamos muito mais em torno de uma posição média do que o resto do mundo. É o que eu sempre reclamo no programa de nossos candidatos a presidente. Eles derramam uma série de bandeiras muito gerais, com as quais todos concordamos, despejam uma quantidade de números e dados, só para impressionar, mas não apresentam um projeto de país. Não temos um crescimento sustentável faz tempo.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook