Nesta
segunda-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio
Mello, prometeu agir com mais rigor contra a propaganda política antecipada e
disse que algumas candidaturas poderão ser até impugnadas; o caso mais
flagrante é o do presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, Paulo
Skaf, que já contratou o marqueteiro Duda Mendonça e não tem saído da
televisão; gasto de recursos do sistema S em promoção pessoal pode causar
problemas futuros ao pré-candidato do PMDB ao governo de São Paulo
247 - A
promessa do ministro Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior
Eleitoral, de atuar com maior rigor contra a propaganda política antecipada,
foi lida, nos meios políticos de São Paulo, como um sinal de que o
pré-candidato Paulo Skaf, do PMDB, poderá morrer na praia. Numa entrevista
concedida ao jornal Valor Econômico, Mello disse que a única maneira de
disciplinar a política e evitar abusos de poder econômico é agir com mais
firmeza e até impugnar candidaturas (leia aqui).
No Ministério
Público de São Paulo, já havia a expectativa de que a campanha antecipada de
Skaf seria contestada por adversários. Agora, há praticamente a certeza. Isso
porque ele tem usado recursos da Federação das Indústrias de São Paulo –
ou seja, do paraestatal sistema S, alimentado com contribuições compulsórias da
indústria – para aparecer frequentemente na televisão em horário nobre. Skaf já
tentou faturar a redução das contas de energia e da MP dos Portos como se
fossem iniciativas suas. Além disso, várias vezes propagandeou o sistema de
ensino técnico financiado pela Fiesp.
Recentemente,
fez novos filmes sobre uma ação da Fiesp que contestou, nos tribunais, o
aumento do IPTU em São Paulo. Em todos os casos, há também a promoção pessoal
do pré-candidato.
Nas pesquisas
mais recentes, Skaf aparece em segundo lugar na disputa pelo Palácio dos
Bandeirantes, com cerca de 16% das intenções de voto. Para chegar lá, ele
contou também com o apoio do marqueteiro Duda Mendonça, contratado a peso de
ouro pela Fiesp. As campanhas publicitárias realizadas pela equipe de Duda, que
promovem a imagem de Skaf, já gastaram mais de R$ 20 milhões nos últimos anos.
Assista,
abaixo, a um dos filmes do pré-candidato que tem feito campanha diuturnamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi