domingo, 1 de dezembro de 2013

Ecologia do horror



Ecologia do horror
Com "Mar Negro", Rodrigo Aragão se firma como destaque do cinema de terror trash brasileiro. No seu segundo longa, um território de zumbis e um tom bem humorado
  • Mar Negro

    Se o genuíno terror brasileiro adotou o trash como saída possível ao baixo orçamento, o capixaba Rodrigo Aragão pode envaidecer-se de ter aberto um caminho vicinal.

    Blog Dag Vulpi - Com Mar Negro, segundo longa depois de Mangue Negro, e curtas de mesmo universo, ele não contorna de todo os preceitos de um mestre como Zé do Caixão, mas os adapta ao território de suas raízes. Assim, o mar do Espírito Santo será um território justificado para a disseminação de zumbis quando a má prática humana de poluí-lo gera as condições para tanto. Mas, antes de se atrelar a uma mensagem, Aragão trabalha o inevitável tom bem-humorado desse subgênero e faz refletir sobre as possibilidades da imaginação ante o bolso apertado.

    A julgar pela exibição fincada nas areias de São Miguel do Gostoso, na primeira edição da mostra de cinema terminada na terça 26, a proposta cumpre-se também pela vertente da surpresa. Dois pescadores em alto-mar recolhem uma estranha criatura que os ataca e contamina um deles. De volta à comunidade, a proliferação torna-se inevitável, afetando de uma família dependente do peixe ao novo prostíbulo local. Às referências conhecidas somam-se ainda a magia negra e a violência destemperada, mais associada ao cinema americano de Quentin Tarantino, por exemplo.

    A elaboração está sempre presente, porém, e dá conta de uma ambição maior do realizador, como aquela de construir tipos consagrados, como o pescador burro, mas valente, o jovem rejeitado pelo vilarejo por suas características diferentes, o bebum do botequim, a criança que representa o olhar futuro, e assim por diante. Dessa forma, de uma variante possível, o cinema de Aragão mostra-se também preceito criativo.
  • Por: Orlando Margarido

    Fonte: www.cartacapital.com.br/revista
Powered byEMF Form Builder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Bem‑vindo ao Blog Dag Vulpi!

Um espaço democrático e apartidário, onde você encontra literatura, política, cultura, humor, boas histórias e reflexões do cotidiano. Sem depender de visões partidárias — aqui prevalecem ideias, conteúdos e narrativas com profundidade e propósito.

Visite o Blog Dag Vulpi