quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Serviços em escolas estaduais do ES passarão para a iniciativa privada

Manutenção, limpeza, segurança e merenda devem ir para setor privado.
Objetivo do governo é reduzir custos e elevar qualidade dos serviços.

Serviços internos e a construção de vinte escolas do governo do Estado do Espírito Santo serão de responsabilidade da iniciativa privada nos próximos anos. Um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Secretaria Estadual de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepeam) prevê uma espécie de contratação conjunta dos serviços de construção e manutenção das unidades, como limpeza, segurança e merenda. O objetivo, segundo o secre é reduzir custos e elevar a qualidade dos serviços, concentrando em uma única empresa ou consórcio de empresas a realização do trabalho.


O consórcio vencedor da licitação, prevista para acontecer entre o final de 2014 e o início de 2015, vai ser responsável por serviços não pedagógicos das escolas por cerca de  20 anos. Além da construção das novas unidades, os serviços de manutenção, limpeza, segurança e merenda ficam a cargo da iniciativa privada. A parte educacional permanece sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O secretário de projetos especiais e articulação metropolitana, José Eduardo Azevedo, explica que o objetivo é reduzir custos e qualificar os serviços oferecidos nas escolas. "A PPP é adequada para casos onde convivam a obra e os serviços de manutenção. Quando uma mesma empresa é contratada para realizar a obra e também os seus serviços de manutenção, há um cuidado especial com a qualidade dessa obra. Além disso, com um contrato longo, como os da PPP normalmente são, não é preciso concentrar recursos imediatos para a iniciativa", explicou.

O projeto ainda está em fase de modelagem e detalhamento. A previsão é que o Edital seja publicado entre os meses de julho e agosto do ano que vem e a contratação seja assinada entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015.

Ainda de acordo com o secretário, as vinte escolas serão construídas preferencialmente em áreas onde atua o Estado Presente, projeto do Governo do Estado voltado para locais onde há uma alta taxa de criminalidade, como Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha, Viana, Aracruz, Cachoeiro e Linhares.

Do G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook