A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve alta em junho, ao registrar taxa de 0,76%. Em maio, a taxa havia sido de 0,32%. O IGP-DI acumula inflações de 1,85% no ano e de 6,28% em 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O aumento da inflação foi provocada pelos preços tanto no atacado quanto no varejo. O Índice de Preços ao Produtor Amplo subiu de 0,01% em maio para 0,85% em junho. Já o Índice de Preços ao Consumidor subiu de 0,32% para 0,35% no período. Os transportes foram os principais responsáveis pelo aumento do IGP-DI no varejo, já que o grupo de despesas passou de uma deflação (queda de preços) de 0,19% em maio para uma inflação de 0,3% em junho.
Os preços da construção civil, medidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção, subiram menos: a taxa caiu de 2,25% em maio para 1,15% no mês seguinte.
IPCA de junho, índice oficial de inflação, diminui em relação a maio: chegou a 0,26%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, atingiu 0,26% em junho, índice que representa 0,11 ponto percentual abaixo da taxa de maio, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em junho do ano passado, a inflação chegou a 0,08%. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.
No acumulado do ano, o índice chega a 3,15%. Nos últimos doze meses, a taxa chegou a 6,7%, índice 0,2 ponto percentual maior que o do ano encerrado em maio.
da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi