quinta-feira, 23 de maio de 2013

Metralhadora giratória


Por Luiz Antonio Mello, em Direto da Redação

Se o cantor, compositor e escritor Lobão de repente for xingado na rua não será surpresa para ninguém. Afinal, seu novo livro (e já best seller) “O Manifesto do Nada na Terra do Nunca” (Nova Fronteira, 248 páginas) é um musculoso pacote de reflexões ácidas, destemidas e radicais que tem gerado saudáveis polêmicas. Ele joga a Semana de 22 no lixo, bate em Chico Buarque, em Caetano, em Roberto Carlos, a partir de seus conceitos sólidos e precisos. O livro está longe da imagem da “metralhadora giratória”. É mais do que isso: é a crítica focada, mirada, como mísseis bem calibrados.


No texto de apresentação no site da editora , Lobão despeja: ``Quando aparece um ofendido que se acha no direito de vir me inquirindo com aquela famosa pergunta - `Quem é você?`, eu respondo - Eu sou O NADA, drogado, decadente, matricida, epilético, reacionário, roqueiro. E como NADA eu vou contar para vocês a história da Terra do Nunca, o Brasil-Peter Pan que se recusa a crescer.`` Lobão leva o leitor a pensar por conta própria e prova ser possível - e necessário - divergir com elegância. É, como ele mesmo diz, `chumbo grosso envolto em nuvens de veludo`. Do seu ponto de vista original, Lobão traça uma jornada tragicômica pela estética e a política do Brasil contemporâneo.”

Rio vai destinar R$ 170 milhões à cultura


A prefeitura do Rio lançou o Programa de Fomento à Cultura Carioca, que vai destinar R$ 170 milhões para a produção cultural da capital fluminense. A iniciativa é a maior e mais abrangente ação do gênero no país, em âmbito estadual e municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o programa pretende diversificar a oferta de cultura na cidade, aumentar o acesso da população à produção cultural, elevar a contribuição da cultura para o Produto Interno Bruto (PIB) da capital e intensificar a qualidade, a competitividade e o grau de inovação cultural carioca.

“Um dos problemas do Rio é que o acesso à cultura é muito limitado por diversos fatores como questão financeira, mobilidade urbana e oferta cultural concentrada em algumas regiões da cidade. Ou seja, há um desequilíbrio. Queremos justamente enfrentar esses problemas, ampliando, diversificando e democratizando a oferta. Nosso objetivo é fazer com que o Rio tenha uma política pública de cultura à altura da excelência de sua produção cultural”, disse a Agência Brasil o secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Na primeira edição do programa estão previstos R$ 75,9 milhões para a linha de Fomento Direto, dos quais R$ 56,05 milhões serão para projetos, entre outros, de circo, teatro, música, artes visuais, intervenções em espaços públicos, em comunidades pacificadas e na zona portuária. Mostras, festivais e premiações, além de projetos de continuidade, como a Orquestra Sinfônica Brasileira e o AfroReggae, receberão R$ 19,85 milhões.

Para o Fomento Indireto serão destinados R$ 42,9 milhões, por meio da nova Lei Municipal de Incentivo á Cultura, aprovada em 2012 e que utiliza recursos do Imposto Sobre Serviços (ISS).

A iniciativa inclui também o Fomento Direto ao Audiovisual, conjunto de investimentos em projetos de cinema e TV feitos pela RioFilme, empresa de audiovisual da prefeitura e vinculada à SMC. A RioFilme pretende investir R$ 51,2 milhões em conteúdo e séries de TV, cinemas populares, filmes, eventos e capacitação.

Mostra faz ponte entre artistas e política


Segundo Marianna Sales Falcão do site da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, para Cândido Portinari, não existe uma arte neutra. “Mesmo sem nenhuma intenção do pintor, o quadro indica sempre um sentido social”, defendia.  A mostra Arte & Política: Enfrentamentos, Combates e Resistências, inaugurada que inaugurada no Memorial Getúlio Vargas, chega para reforçar essa visão.  Artistas de diferentes gerações, cada um a sua maneira e uns com mais peso que outros, usaram e seguem usando a arte como instrumento de discurso político.

“Quando você diz que não toma atitude política, essa atitude já é política. Claro que não existe uma arte neutra, você se posiciona – e isso não quer dizer que tal posicionamento seja necessariamente planfetário ou óbvio. Um dos artistas que talvez tenha sido o mais político de todos foi o francês Marcel Duchamp, um artista conceitual”, diz o curador Marcus Lontra. Para a exposição do Memorial Getúlio Vargas, foram escolhidos três momentos históricos, cada um com uma forte presença do ora “ditador”, ora “pai dos trabalhadores", que mostram também a variedade de formas que o posicionamento político pode tomar nas artes.

A primeira é a década de 30, período em que Vargas chega ao poder pela primeira vez e instaura o Estado Novo (de 1937 a 1945). Nessa fase, era forte o movimento modernista, que buscava a afirmação da identidade nacional através da arte. Artistas como Di Cavalcanti, Lasar Segall e Cândido Portinari pintaram, então, o Nordeste, nossas mulatas, o trabalhador da terra, o samba e nossos problemas sociais. Portinari e Cavalcanti, ambos filiados ao Partido Comunista, são símbolos da influência da política na arte naquele período.
O próximo recorte são os anos 50, quando Getúlio retorna à presidência, dessa vez eleito democraticamente. “Nesse período, a questão nazista é muito forte, e com a guerra e a bomba atômica o mundo é outro, e a produção artística também”, continua o curador. Oscar Niemeyer, sempre um defensor fervoroso do ideário comunista, é um dos símbolos desse momento. Na exposição, uma série de desenhos inéditos e uma réplica da mão aberta, projetada por Niemeyer e posta em frente ao Memorial da América Latina (em São Paulo), são alguns dos trabalhos expostos do arquiteto que dizia que é na rua, protestando, “que a gente transforma o país”.

Por fim, chegamos aos anos 70, em que, em meio à ditadura militar, a presença de Getúlio Vargas é apenas sugerida. “O golpe de 64 foi a vitória dos inimigos de Vargas, que no entanto se manteve presente, com a resistência trabalhista nos anos de ditadura”.  

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