terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Facebook declara guerra à Google com nova Busca Social


Ferramenta interna da rede social usará 1 trilhão de conexões entre usuários para dar resultados de pesquisas


Mark Zuckerberg acaba de declarar guerra à Google, ao anunciar nesta terça-feira uma ferramenta de busca interna que vai se valer das interações do 1 bilhão de usuários do Facebook para fornecer aos internautas resultados sobre lugares, fotos, pessoas e interesses. Trata-se da Graph Search, ou Busca Social, em português, o primeiro grande lançamento da maior rede social do mundo desde o fiasco de sua oferta inicial de ações (IPO), em maior do ano passado.

Diferentemente de uma busca comum na Web, ele não fornecerá links diretos para as pesquisas feitas dentro da rede social, mas usará as preferências e posts dos contatos do usuário para chegar às respostas. Por exemplo, numa busca sobre um restaurante chinês, os resultados serão a partir de locais onde os contatos do usuário fizeram check-in. A busca por uma música ou game seguirá lógica semelhante.

A rede social também demonstrou como a função poder ser usada para buscar usuários que se encaixam no perfil procurado por uma empresa que recruta funcionários ou mesmo para buscar novos amigos.


Outra diferença importante: se na Web o internauta pesquisa por palavras-chave, no Facebook será preciso formular uma frase, como “Quais dos meus amigos moram em São Francisco”. A utilização dessa linguagem natural, aliás, transformou a preparação da ferramenta em um “grande desafio de engenharia” que demorou quase um ano para ser resolvido. A Apple já fornece algo parecido com o Siri, assistente virtual orientada por voz presente em iPhones.

Bing complementará resultados
— Não estamos indexando a internet neste caso, estamos indexando nosso próprio mapa de conexões — disse Zuckerberg no anúncio. — A Graph Search, ou Busca Social, então, estará em constante mudança, com 1 bilhão de usuários, 240 bilhões de fotos, e 1 trilhão de conexões dentro do Facebook, que crescem aos bilhões todos dias.

Os resultados que o Fecebook não for capaz de fornecer por meio dos dados sociais — por exemplo, “Vai chover hoje no Rio?” — serão dados pelo Bing, ferramenta de buscas da Microsoft — empresa que possui fatia pequena do Facebook e que já tem suas buscas atreladas à rede social há algum tempo.

— Achamos que essa é uma grande parceria e estamos trabalhando com eles por meses — disse Zuckerberg, que ainda disse que “adoraria trabalhar com a Google”.

O Bing luta há alguns anos para conquistar participação de mercado, mas ainda não conseguiu ameaçar a supremacia da Google nas buscas. Em dezembro, o Bing detinha 16,2% do mercado americano, segundo a consultoria ComScore, enquanto a líder Google possuía 67%.

Ações de sites com funções parecidas também caem
O lançamento não agradou ao mercado financeiro, pois as ações da companhia caia 2,6% por volta das 18h (horário de Brasília). Os investidores do Linkedin também não gostaram do fato de a ferramenta permitir a busca de profissionais, e as ações da rede social corporativa também caíram. O mesmo aconteceu com o Yelp, de resenhas de restaurantes, cujos papeis caíram 7,3%.
Zuckerberg disse que a ferramenta pode se tornar um "negócio" no futuro, mas ele não informou como ela poderá gerar receita.

Para Karsten Weide, analista da consultoria IDC, o Facebook pode conquistar até 5% da publicidade atrelada às buscas de internet em um ano se for capaz de lançar uma abordagem comercial mais robusta nesse mercado. Em 2012, o segmento movimentou US$ 15 bilhões.

O Facebook já possui uma ferramenta de buscas, mas os especialistas sempre a criticaram, observando que ela ainda não seria capaz de ocupar o espaço da Google no momento em que o conteúdo da internet migra cada vez mais da Web para os jardins murados que são os aplicativos sociais.

“A busca social e a busca na Web são muito diferentes”, disse o Facebook em comunicado sobre a novidade. “A busca da web é formulada para usar um grupo de palavras-chave (por exemplo: ‘hip hop’) e fornece os melhores resultados possíveis que correspondam às palavras-chave. Com a busca social você combina frases simples (por exemplo: ‘meus amigos em Nova York curtem o Jay-Z’) para ver o grupo de pessoas, locais, fotos ou outro conteúdo que tenha sido compartilhado no Facebook. Acreditamos que esses dois tipos de busca tenham usos muito diferentes”.

Cada pesquisa feita na nova ferramenta terá sua própria configuração de privacidade e a maioria do conteúdo não é público. “Desenvolvemos a busca social desde o início com a privacidade em mente, e a busca social respeita a privacidade e o público de cada conteúdo no Facebook”, dizem os desenvolvedores.

“A busca social aparecerá como uma barra de pesquisa maior no topo de cada página”, dizem os desenvolvedores. “Quando você pesquisar por algo, a busca determinará não apenas o grupo de resultados recebidos, mas também servirá como um título para a página. Você pode editar o título, e isso criará sua própria visualização personalizada do conteúdo que você e seus amigos compartilharam no Facebook”.

Função ainda está restrita a poucos usuários
No momento, a Busca Social está disponível somente em inglês e em versão beta. Apenas um número limitado de usuários — “centenas de milhares”, segundo Zuckerberg — terá acesso hoje à ferramenta, podendo pesquisar apenas um conjunto restrito de conteúdo no Facebook. Publicações e ações do Open Graph (por exemplo, reproduções de músicas) não estão disponíveis, e a equipe de desenvolvimento vai trabalhar para expandir os parâmetros nos próximos meses.

Ainda segundo o fundador da companhia, a chegada da Busca Social aos outros membros será gradativa e “lenta” — ou seja, não espere que a funcionalidade chegue ao Brasil tão cedo. Também não há previsão para o lançamento da ferramenta em celulares e tablets.

— Levar a Busca Social ao mundo móvel é algo que queremos fazer em seguida — comentou Zuckerberg, sem especificar quando isso poderá ocorrer.

O fundador disse também que, futuramente, as imagens do Instagram serão acrescentadas à plataforma.
O Globo


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