Economista e sócio da consultoria Vieira & Rosenberg, Clovis Abreu Vieira |
Economistas e empresários estiveram na manhã desta quarta-feira (21) para a última reunião do ano do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial do Espírito Santo para discutir o atual cenário econômico internacional e os impactos da redução de receita no Estado e nos municípios. O encontro contou com a presença de Dirceu Bezerra, Michal Gartenkraut, Luis Grottera e do economista e sócio da consultoria Vieira & Rosenberg, Clovis Abreu Vieira. O encontro comemora ainda os 23 anos de atuação da consultoria.
Esta é a última reunião de 2012 e comemora o 23o ano de existência do grupo, com cerca de 40 associados. As reuniões aconteceram periodicamente de três em três meses para que o grupo fizesse as análises de mercado de acordo com as mudanças econômicas.
Segundo Vieira, em 2012 a economia esteve desaquecida e o cenário não deve ser diferente para 2013. Neste ano o crescimento econômico do Brasil está calculado em 1,7%, puxado pela queda no consumo e pela crise da inadimplência. “2013 vai reproduzir 2012. Prevemos o crescimento de 2,3% para a economia brasileira”, afirmou.
Quanto às medidas na tentativa de suprir as perdas na receita estadual, como a redução da alíquota do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), Clovis acredita que os projetos de investimentos anunciados pelo Governo Federal durante o ano poderão ser novamente analisados e postergados para mais um ano.
O economista disse ainda que as medidas tomadas pelo Governo do Estado precisam ser mais dinâmicas e que o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) precisa funcionar para colocar os projetos em prática. “O governo estadual lançou programas de inovação, mas antes precisa colocar o Bandes para funcionar e então vender as propostas para os empresários. Precisa mostrar que o Espírito Santo está se movimentando e tem suporte para crescer”, finalizou Vieira.
Além de discutir a atual situação financeira de Estado e dos municípios, os conselheiros também ouviram o sócio Luiz Golttera, que falou sobre a inserção dos produtos no mundo virtual e global.
Mariana Salume
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi