domingo, 7 de outubro de 2012

Político "ficha suja" eleito não tomará posse, avisa TSE


BRASÍLIA - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Cármen Lúcia, espera que os eleitores levem em consideração as "conseqüências" de optar por candidatos "ficha suja". 

Dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país, 2.152 têm o registro de candidatura questionado no TSE com base na Lei da Ficha Limpa. 
Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos. Dificilmente serão, segundo a ministra. 
De acordo com Cármen Lúcia, os que impetraram recurso no TSE são candidatos que já tiveram o registro indeferido pelo juiz de primeiro grau e pelo tribunal regional eleitoral do estado. 

Portanto, segundo ela, são grandes as chances de que o registro de candidatura também seja rejeitado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. 
“Se ele [candidato] já teve decisão em uma ou duas instâncias – o juiz eleitoral indeferiu, ele foi ao TRE, e o TRE indeferiu – ele vem ao TSE. Estando contrário a uma diretriz, provavelmente vai perder. Isso é importante que os eleitores tenham em mente”, disse. 
Para a ministra, a tentativa do candidato de recorrer "é legítima, é direito dele". Mas, segundo Cármen Lúcia, a conseqüência do voto "também é preciso ser considerada pelo próprio eleitor”. 

Segundo ela, se vetado pelo tribunal, o eleito poderá não tomar posse.
A ministra ressaltou ainda que muitas vezes o político que recorre está perdendo e quer postergar um resultado negativo. 
Ela comparou o esforço dos políticos ficha suja em reverter a impugnação da candidatura a uma partida de futebol. 
Segundo a ministra, a lentidão do Judiciário em concluir julgamentos se deve, em parte, ao excesso de recursos. 

“É como um jogo de futebol. Quem está perdendo não quer que o jogo acabe. Quem tá ganhando diz: ‘Ô seu juiz, como é que é? Está demorando’. É o mesmo jogo. Quem está perdendo, tem o pedido indeferido. Ele continua entrando com recurso, com cautelar. Quem está com pedido deferido, coligação ou partido que eliminou o adversário, está querendo que acabe”, declarou. 
Com informações da Central Globo de Notícias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook