terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lugo diz que não será candidato à Presidência da República em abril de 2013


Destituído do poder em junho, o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo disse ontem (20) que não concorrerá às eleições presidenciais de 21 de abril de 2013. Ele irá se concentrar na organização de grupos de esquerda no país. Porém, há alguns dias ele indicou que pretende disputar uma vaga para o Senado.

Paralelamente, Lugo aguarda decisão da Justiça Eleitoral do Paraguai sobre a consulta que fez perguntando se pode concorrer à Presidência da República, em abril de 2013. Para setores do atual governo do presidente Federico Franco, a candidatura de Lugo não é viável.

Em 22 de junho, Lugo foi submetido a um processo de impeachment na Câmara e no Senado e, em menos de 24 horas, perdeu o poder. Para os líderes sul-americanos, houve o rompimento da ordem democrática no Paraguai e o país acabou suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A destituição de Lugo causou protestos não só no Paraguai como em outros países. No entanto, o governo Franco se defende informando que o processo de impeachment foi legal e seguindo as orientações da Constituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook