terça-feira, 10 de abril de 2012

Jornalismo Político através das Redes Sociais

Projeto de pesquisa para curso de pós graduação de jornalismo político.

O crescimento exorbitante da internet e a popularidade das mídias sociais, a web tornou-se uma nova ferramenta de comunicação para as batalhas eleitorais.

As redes sociais estão presentes cada vez mais no nosso dia-dia e seus conteúdos contribuem para influenciar nossas decisões. Na política não é diferente. 

As estratégias políticas e eleitorais tem se transformado depois que as pessoas começaram a utilizar seu tempo livre para opinar no espaço público virtual. Assim, a rede não apenas se firma como plataforma de mobilização social, como ainda se torna o lugar da própria produção da política.

Com o crescimento e a popularização das redes sociais na Internet, elas passam cada vez mais a ser objeto de matérias em jornais de referência. Ainda que muitas vezes a própria rede esteja em pauta, há vezes em que o conteúdo que circula nesses espaços se torna fonte para notícias.

O trabalho busca compreender como as redes sociais podem influenciar o jornalismo político com ênfase na ferramenta webjornalística: o Twitter. A abrangência do estudo é feita em torno da importância da utilização e bem como no processo de produção das notícias.

Objetivos
O tema foi escolhido a partir da observação sobre o crescimento do número de políticos, profissionais da comunicação ligada à área da política usam o twitter como um meio de propagação da notícia. Com a evolução da internet, há muitas dúvidas que precisam ser respondidas e como as redes sociais podem beneficiar a divulgação das atividades de um político.

Neste trabalho vamos abordar um pouco como utilizar o twitter no jornalismo político e como pulverização do nome do político ou candidato ou suas ações na rede social gerando acessos e multiplicação das propostas. O conteúdo é relativamente novo, portanto a pesquisa se baseia em artigos recentes publicados em congressos, livros atuais e em matérias jornalísticas sobre tema.
Justificativa
Diante do grande crescimento da utilização da internet no dia-dia da sociedade, a opção foi estuda-la como é o novo comportamento do novo web jornalismo e sua interferência na política e como as redes sociais podem interferir o jornalismo político. Outro ponto a se observar é o uso do twitter como uma fonte de informação para pauta em jornal de grande circulação ou mesmo essa informação vai parar na radio ou televisão. Outra parte do trabalho será um aprofundamento do estudo, e a forma de usar a ferramenta do twitter para servir de uma comunicação rápida e eficiente.

Metodologia da pesquisa
A pesquisa se baseará na busca de literatura recente baseadas no estudo do microblogging chamado twitter, bem com estratégias jornalísticas usadas na política através da novas formas de comunicação. 
Artigos publicados em congressos, seminários complementarão o trabalho, pois relatam o que é extremamente novo no assunto. 
Os blogs servem de referencia de estudo e analise, pois relatam experiências práticas e significativas no assunto.

Desenvolvimento 
O trabalho necessita de estudo da história da internet e o seu potencial de uso no Brasil. Outra parte que é preciso ser explicada é sobre as redes sociais, e o tempo que os usuários passam conectado nelas.

Diante dessas informações, chegamos ao ponto do estudo. Como as informações publicadas pelos políticos ou assessores chegam aos meios de comunicação de massa: jornal, radio e televisão. Parte elementar a ser estudado é sobre o jornalismo político digital e suas novas formas de comunicação e propagação da informação de conhecimento. Também será explicado o uso correto do twitter por políticos em campanhas eleitorais e como uma ferramenta de trabalho para divulgação da agenda de trabalho possibilitando o alcance de inúmeras pessoas.

Resultados Esperados
O resultado esperado é mostrar que o jornalismo político pode ser alimentado por fonte de informação originadas do twitter de políticos.

Mostrar de forma clara como utilizar twitter e a importância da ferramenta para divulgar as principais ações políticas. Explicar que a interação e o diálogo com eleitor é um ponto fundamental para trabalhar o Jornalismo Político Digital, é necessário contar com um conjunto de estratégias e uma equipe atualizada que tornarão a imagem do político na Internet relevante.
Referências

GRAEFF, Antonio. Eleições 2.0: a internet e as mídias sociais no processo eleitoral – São Paulo: Publifolha, 2009.

MARANGONI, Ricardo. PEREIRA, Luciano Iuri. SILVA, Rafael Rodrigues. Webjornalismo: Uma reportagem sobre a prática de Jornalismo Online. Indaiatuba: 2002. 2a. Edição. Fundação Biblioteca Nacional.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Meridional, 2009.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. 2010 – São Paulo-SP. Editora M.Books
 

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