sábado, 21 de abril de 2012

Baião de Dois - Receita

Baião de Dois



"Não sou propriamente um expert em culinária brasileira, melhor dizendo, na cozinha não sou expert em nada, mesmo assim me garanto. Como gosto de variar o cardápio, resolvi pesquisar para combinar uma receita bem regional com um vinho brasileiro. Acabei esbarrando no Baião de Dois, uma receita básica da gastronomia nordestina. Pois bem, pesquisei por algumas receitas e fiz com os ingredientes que achei melhor. O resultado foi ótimo, um prato rico e saboroso, que pode ganhar um requinte extra quando bem montado." -  Jomar Brustolin

Receita e ingredientes para o Baião de Dois (4 porções):

  • 300g de arroz;
  • 300g de feijão de corda;
  • 250g de carne de sol desfiada;
  • 200g de linguiça paio;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 200g de queijo coalho;
  • Manteiga de garrafa;
  • Salsinha;
  • Pimenta de cheiro;
  • Sal.

Preparo:
Deixe o feijão de molho na véspera, dentro da geladeira. No dia seguinte, jogue fora a água em que ele ficou de molho e coloque para cozinhar. Para dar um sabor, adicione os dois dentes de alho picados e uma folha de louro na panela. Não cozinhe demais, o feijão de corda deve ficar durinho, no estilo al dente. Enquanto o feijão ainda está no fogo, cozinhe um arroz soltinho. Feijão e arroz prontos, reserve para preparar o baião. Numa frigideira grande, adicione manteiga de garrafa a gosto e refogue a cebola com a paio cortada em cubinhos. Depois adicione o feijão (sem o caldo) e continue fritando por mais um tempo. Acrescente a carne de sol desfiada (e previamente dessalgada) e frite mais um pouco. Na sequencia junte o arroz e mexa bem. Por fim, corrija o sal, adicione salsinha picada a gosto e queijo coalho ralado em lascas. Sirva com pimenta de cheiro e pedaços de queijo coalho grelhados.

Angheben TeroldegoVinho Recomendado: Angheben Teroldego 2005

O Baião de Dois é bastante gorduroso, fortemente marcado pelo sabor e aroma da manteiga de garrafa, por isso pede um vinho de bom corpo e, principalmente, com ótima acidez. Optei por um tinto de Encruzilhada do Sul, o interessante Angheben Teroldego, um vinho de rusticidade natural, que vai muito bem com pratos fortes e gordurosos. Esse Angheben mostrou-se vigoroso, com bons taninos e acidez apropriada ao prato. Não é um vinho macio e frutado, muito pelo contrário, tem aquela pegada forte que o prato necessita.
Grad. Alcoólica: 13,2%


Por Jomar | Via qvinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook