sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Princípios 116 fala sobre a crise midiática brasileira

Por Felipe Daniel Paludetti
O balanço do primeiro ano do governo Dilma, considerando os impactos negativos da crise mundial do capitalismo sobre o Brasil e o “cerco” que lhe impôs o monopólio midiático, como resultante é positivo. Todavia, a grande mídia – porta-voz do capital financeiro e do conservadorismo – tem feito um verdadeiro cerco contra o governo. Manipulando a bandeira do combate à corrupção, ela empreende corrosiva campanha falsamente moralista que já levou ao chão seis ministros. 
A grande mídia e suas manipulações é o tema central desta edição 116 (jan/fev 2012) da revista Princípios. A revista contou com a colaboração de acadêmicos, analistas e lideranças do PCdoB para tratarem do tema.

O primeiro artigo da revista é a defesa ao Partido Comunista do Brasil assinado por Renato Rabelo. Ele fala sobre o PCdoB e seu conjunto de forças democráticas que precisa vencer a lógica golpista da mídia sob pena de um retrocesso político no país.
Seguindo a mesma linha, Walter Sorrentino fala sobre o denuncismo barato da grande mídia, e os alerta que com o Partido Comunista do Brasil a tática não prospera.
Em uma entrevista exclusiva, Orlando Silva, ex ministro dos esportes, conta detalhes dos ataques sofridos e esclarece as denuncias que sofreu ano passado.
Ao atacar o PCdoB de forma pretensiosa e grosseira, os neopecebistas do PCB fazem coro com a reação, em artigo de Augusto C. Buonicore.
Roberto Amaral, cientista político, vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) traça quais os objetivos da direita com a manipulação da mídia e Fábio Palacio fala sobre os objetivos do PCdoB e porque esses ataques midiáticos não podem derrubar sua história.
A partir do processo eleitoral do ano passado, cresceram nas redes sociais as manifestações de preconceito racial, de gênero, sexual e até geográfico, os ataques raivosos na internet mostram a opinião de uma sociedade preconceituosa, no artigo do blogueiro Eduardo Guimarães é explicado quais os motivos dessas atitudes.
Em entrevista a Princípios o cientista político Juarez Guimarães explica como a grande mídia aderiu de corpo e alma ao ideário liberal conservador emanado a partir dos EUA.
Por um novo marco regulatório para as comunicações foi o tema de discussão organizado pelo Partido dos Trabalhadores, no artigo de Cláudio Gonzales nos é relatado quais as principais resoluções desse debate.
Também com exclusividade nossa revista mostra carta aberta a todos os meios de comunicação em defesa ao PCdoB com a assinatura de intelectuais progressistas.
Economia, internacional e cultura
A Reforma Política e toda divergência em torno desse assunto é tema do artigo de Daniel Almeida.
Em entrevista exclusiva Cândido Vaccarezza defende aliança ampla para sustentar o projeto de desenvolvimento do Brasil.
O que se desenha para o futuro, a partir dos desdobramentos da atual crise capitalista? É o assunto do artigo de Lecio Morais.
Para enfrentar a crise, o governo brasileiro precisa fomentar o desenvolvimento do país. Foi a opinião que prevaleceu no Seminário: A crise do capitalismo e o desenvolvimento do Brasil.
O 4º Congresso da UNEGRO e suas principais resoluções também é relatado por Edson França, presidente da entidade.
Em Internacional o relato da viagem do PCdoB a Cuba é feito por Ronaldo Carmona, além de artigos sobre a presidenta Cristina Kirchner e o plano de desenvolvimento argentino.
A estudante chilena Camila Vallejo que foi a líder das manifestações estudantis, nos enviou artigo sobre os principais assuntos políticos discutidos no Chile nos últimos meses, além de falar sobre a batalhar enfrentada por ela e grande parte dos estudantes chilenos para o progresso educacional de seu país.
A edição fecha com as resenhas de quatro livros tratando sobre o imperialismo americano feitas por A. Sérgio Barroso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook