quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ajuste no mínimo precipitado.

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de elevar para 12,50% ao ano a taxa básica de juros, a Selic, promovendo o 5º reajuste para cima consecutivos, pareceram-me desnecessários,  por considerar que os índices inflacionários já estão sob controle, inclusive com a queda de preços de alguns produtos. Além disso, o setor industrial já enfrenta forte concorrência dos produtos importados decorrente da sobrevalorização do real frente ao dólar.
O impacto negativo dessa medida do Banco Central de aumentar a Selic em 0,25 ponto percentual é a elevação dos custos de financiamento, em especial, do capital de giro. Essa decisão traz ainda um aumento dos juros ao consumidor final, majorando os custos de crédito para pessoa física, que passa a comprar menos produtos do setor industrial. O Governo Federal precisa adotar imediatamente medidas que amenizem os efeitos do aumento dos juros sobre a competitividade das empresas.
Quanto mais essas ações demorarem, maiores serão os prejuízos para o Brasil. A indústria espera a inclusão de medidas efetivas de desoneração tributária na nova fase da política industrial. Ao elevar os juros para 12,50% ao ano, apesar da queda no ritmo de aumento dos preços nos últimos meses, o Governo intensifica chegando a abusar do uso deste instrumento monetário de combate à inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook