segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

'Black blocs devem ser chamados pelo nome: bandidos'


Discurso é do colunista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo e do UOL; "As palavras agora devem ganhar novo sentido. 'Minoria de vândalos'? É muito pouco! Black Blocs? O escambau! Eles são bandidos", escreve o jornalista, que lembra que "os criminosos bem-nascidos" acabam de "levar ao túmulo um trabalhador"

O jornalista Josias de Souza, que tem um blog no UOL, fez publicou hoje seu discurso de protesto contra os black blocs, após a confirmação da morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido por um rojão disparado por um mascarado durante protesto no Rio de Janeiro. Para Josias, o movimento, que define como "selvagens mascarados", são, na verdade, "bandidos".


Leia abaixo a íntegra do artigo.

Por Josias de Souza - No UOL

Black blocs têm seu primeiro feito: um cadáver


Morreu o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, 49 anos. Trata-se daquele profissional que foi atingido na cabeça por um rojão vadio enquanto tentava filmar a enésima erupção de fúria da “minoria de vândalos” que se infiltra nas “manifestações pacíficas” para transformá-las em surtos de desordem. Eles finalmente obtiveram seu primeiro grande feito. Já dispõem de um cadáver.

Com seus protestos de inspiração anarquista, a estudantada de músculos inflados, de cara coberta e de índole violenta ainda não produziu a derrocada do capitalismo. Mas talvez consiga revolucionar a semântica dos protestos. As palavras agora devem ganhar novo sentido.

“Minoria de vândalos”? É muito pouco! Black Blocs? O escambau! Eles são bandidos.

Supremo paradoxo: exaltados pela mídia do tipo Ninja como inimigos da ordem burguesa e das grandes corporações, os criminosos bem-nascidos levaram ao túmulo um trabalhador. E graças às irmagens captadas pelas lentes da velha mídia os selvagens mascarados que manusearam o rojão ganharam uma visibilidade que, por hedionda, desafia a ineficiência da polícia.

De repente, descobriu-se que as pessoas que investem contra policiais e jornalistas, incendeiam carros de emissoras de tevê, depredam estações de metrô, atacam agências bancárias, destroem caixas eletrônicos, estilhaçam vitrines de lojas, lançam coqueteis molotov em prédios públicos, matam cinegrafista… essas pessoas não têm uma sensibilidade à altura das suas realizações. Ou, se têm, não conseguem expressá-la.

Quando pilhados, os bandidos fogem. Se apanhados, eles silenciam. Se falam, não dizem coisa com coisa. Os bandidos não têm a capacidade de refletir sobre os efeitos de suas ações. Eles são criminosos justamente porque não são pensadores. Se pensassem a respeito, não cometeriam os crimes. O forte da facção de preto é o tórax, não o cérebro. Eles invadem o Código Penal porque não sabem fazer frases. Se soubessem, talvez fizessem cartazes, não cadáveres. Quem tem dois neurônios e sabe fazer frases deve chamá-los de bandidos. Sob pena de a democracia deixar de fazer sentido.

2 comentários:

  1. Quando um culpado genérico é eleito, parece uma justificativa para não fazer nada ou fazer tudo!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós queremos a justiça sim, mas para termos justiça temos que fazer uma reforma política nos Três Poderes e varias reformas em todos os setores da administração publica deste nosso Brasil.....É melhor começar o Brasil do zero....Observem um detalhe: Acertar um artefato deste para matar é ter uma pontaria e tanto....O cara tem que ser preso sim, a final ele matou um ser humano....Onde estão as proteções como Capacete, colete, coturno e outras coisas para a segurança destes funcionários?????? com a resposta as emissoras e os sindicatos dos trabalhadores brasileiros.....Estamos em um guerra URBANA faz tempo, quem nos ensinou a agirmos assim foi os POLÍTICOS que fundaram o próprio Partidos Dos Trabalhadores ou estou errado, são exemplos que ficaram com as ações de Lula, Dilma (sequestradora) e o regime militar combatendo os greves....Tudo esta ligado a fatos e a história deste Brasil e esta guerra urbana vem com estes traficantes, assassinos, sequestradores, milicianos, políticos e outros....Depois do acontecido fica fácil falar.....quando um político é roubado ou furtado ou sequestrado ou quando matam um policial, ai meus contatos É ligeirinho se encontram os mal feitores.....Abraços....

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook