Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram hoje (6) a parceria.
Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.
“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico”, disse ele.
As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).
“Cuba tem uma proficiência grande na área de medicina, farmacêutica e de biotecnologia. O Brasil está examinando a possibilidade de acolher médicos por intermédio de conversas que envolvem a Organização Pan-Americana de Saúde, e está se pensando em algo em torno de 6 mil ou pouco mais”, destacou Patriota.
Segundo o chanceler brasileiro, as negociações estão em curso, mas a ideia é que os profissionais cubanos atuem nas áreas mais carentes do Brasil. “Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de dar atendimento a regiões particularmente carentes no Brasil”, disse.
A visita do chanceler de Cuba ocorre no momento em que o presidente cubano, Raúl Castro, implementa mudanças no país, promovendo a abertura econômica e avanços na área social. Segundo Bruno Rodríguez, a parceria com o Brasil é intensa principalmente nas áreas econômica, social e turística. “Há um excelente intercâmbio de ideias”, disse o cubano.
O comércio entre Brasil e Cuba aumentou mais de sete vezes no período de 2003 a 2012, segundo o Ministério das Relações Exteriores. De 2010 a 2012, as exportações brasileiras para Cuba cresceram 36,9%. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde de US$ 661,6 milhões.
Agencia Brasil
Há pouco tempo visitando uma residência na prevenção a Dengue, o morador, um senhor instruído me falou que fez com sua esposa várias viagens à Cuba e que lá quem faz essas visitas domiciliares de prevenção a Dengue seriam estes médicos. Abraço amigo Dagmar Vulpi
ResponderExcluirCarlos Simas
Será que é por serem mais baratos, mais competentes, ou mais simpatizantes com a Dilma ?
ResponderExcluirRui Alberto Monteiro Rodrigues
Médicos ou militares?
ResponderExcluirPaulo Roberto Coan
Falta médico nos grotões, mas esta é uma medida para país que não tem médico algum, praticamente. É um aceno à ala castrista do PT e tentar garantizar mais votos da população carente. Isto poderia ser feito valorizando os profissionais brasileiros....mas e a triangulação forosãopaulina de verbas e métodos doutrinários?
ResponderExcluirMais um embuste.
Ed Lascar
São homens para treinar e formar um exército paralelo, e vem com esta conversa de médicos.
ResponderExcluirAtzmon Sotnik
6000x USD$20=USD$120.000 Sera' que irao custear o resto com Hoteis 5 estrelas ou cabanas de lona? Sei la', talvez Castro estara cedendo os Porqueiras que estao bem abaixo da qualidade dos Brasileiros por um period limitado, para descontar a Grana que levou do Povo Brasileiro...
ResponderExcluirAdmir Vasconcelos
Todos sabem que os cordeirinhos do regime cubano recebem treinamento militar e são fiéis ao regime. Caso contrario, o Fidel não deixaria este contingente (6.000 criaturas) sair da ilha. Isto é questão de segurança nacional, os nossos militares vão silenciar? Não estou delirando, a Força Nacional de Segurança Publica não está bem explicada, não é?
ResponderExcluirPaulo Roberto Coan
É um ponto interessante este do Paulo. Parece que a 'dra' quer uma força nacional do tipo de pretoria federal e isto não é, absolutamente, republicano. Milícias chavistas no Brasil?? NÃOSENHORA!!!!
ResponderExcluirEd Lascar
Via Facebook...
ResponderExcluirEd, vc está repetindo o que escreveu no Yahoo Respostas há muito tempo atrás. Eles já partiram para cima do Supremo, da imprensa... Até já instalaram uma inquisição para os militares que defenderam o Brasa do comunismo em 64. Onde ficou a anistia ampla geral e irrestrita? Na Venezuela, a classe média confiante nas instituições está levando paulada na cara, lá ela também não acreditava...., o Chavez era um rufião inofensivo, etc.... Guerra é guerra, meu amigo. Existindo a oportunidade... não se respeita prazos.
Paulo Roberto Coan
Via facebook...
ResponderExcluirE graças a muitos, a pistola 9mm Glock, ou Beretta que eu gostaria de poder portar, me é proibida.
Harley Antonio
Via facebook...
ResponderExcluirA Dilma já mudou as regras para a Força Nacional. Agora até os ministros dela podem convocar a tropa para invadir os estados sem necessidade de autorização dos governadores.
Sou da Paz
Via facebook...
ResponderExcluirTemos que ficar com UM EXÉRCITO de pulgas atrás da orelha, com certeza, SdPZ!
Ed Lascar
Via Facebook...
ResponderExcluirEles estão fazendo como aquele que toma um prato de sopa bem quente. Sabe como é isso, né?
Sou da Paz
Via Facebook...
ResponderExcluirEd, meu amigo, eu não quis ser grosseiro, vc me conhece. Sei que vc acredita na nossa segurança institucional, etc.... Mas velho, dá uma olhada na catrefa que se instalou em Brasília; esta gente está se lixando para o Brasil, eles não têm moral para inspirar nenhuma resistência, só pensam em $$$, são uns otários. Os revolucionários sabem muito bem disso, domaram o PMDB com papel colorido $$$, depois.... eles trocam a moeda, confiscam, expropriam, fuzilam.
Paulo Roberto Coan