sexta-feira, 15 de junho de 2012

Produtores rurais recuperam fontes de água em Baixo Guandu, ES


Participação dos produtores rurais possibilita a recuperação das fontes.
Já foram recuperadas cerca de 90 fontes no total.


Nascentes de água são recuperadas com reflorescimento em Baixo Guandu, na região Centro-Oeste do Espírito Santo. Quem passa pela BR-259, em Colatina, já pode ver a mudança na paisagem. Há quatro anos, o Instituto Terra começou a recuperar a área de mais de 105 mil hectares. "Muitos animais estão voltando para o ambiente, como tamanduá, gambá, macaco, cobras. Isso tudo em função do que a gente está fazendo aqui", explicou Renivaldo de Andrade, que trabalha no reflorestamento.
As propriedades rurais da região também sentiram a necessidade contribuir com o meio ambiente, como é o caso do produtor rural Ernesto Ropke, que mantém uma área de sua fazendo para plantar árvores e preservar uma nascente. "Os gados passavam aqui e pisoteavam tudo. Eu não sei se a água ia acabar, mas quando os animais passavam sujava tudo e a água da nascente sumia toda. A água boa deve ser protegida", contou o produtor rural.
A participação dos produtores rurais está possibilitando a recuperação das fontes. "Com o engajamento deles no processo, o resultado é satisfatório. A água continua correndo e aumenta o volume, dessa forma, esse olha de água forma uma grande fonte de água", afirmou o assistente de educação Marcelino Mendonça de Aquino. Em Colatina e em Baixo Guandu foram recuperadas cerca de 90 fontes no total.
As mudas usados no reflorescimento das áreas de nascente dos municípios vem do Instituto Terra, que tem capacidade de produzir um milhão de mudas de 100 espécies diferentes de plantas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook