segunda-feira, 18 de junho de 2012

É idoso? Não queremos, dizem planos de saúde


Operadoras fazem de tudo para não ficar com o cliente
foto: Bernardo Coutinho / GZ

"A gente tem pouca opção de planos, por causa do preço. 
Se não fosse o plano que conseguimos no ano passado, 
não ia ter outro" - Maria da Conceição Vieira e Tranquilino
Vieira 66 anos, aposentados
As operadoras de planos de saúde estão dificultando a vida de quem tem mais de 59 anos e deseja contratar um plano pela primeira vez. Preços altos, exigências absurdas e até "enrolação" são algumas das estratégias utilizadas para fazer os clientes idosos desistirem de fechar contratos, revelam corretores de planos da Grande Vitória. Desde 2004, o reajuste dos planos por faixa etária, após os 59 anos, é proibido, o que parece ter tornado esses contratos desinteressantes para as operadoras.

Simulando o interesse na contratação de cobertura para um idoso, um jornalista conversou com três corretores, de empresas diferentes e que comercializam todos os tipos de planos. Todos fazem questão de dizer que as principais operadoras do mercado – Unimed, São Bernardo, PHS, SM Saúde e Golden Cross são citadas – evitam esses clientes. "Eles não querem pessoas acima de 59 anos. Vou logo abrir o jogo para você", diz um deles.

Como recusar o cliente é proibido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras lançam mão de outros artifícios, como oferecer planos extremamente caros: alguns chegam a custar mais de R$ 3 mil ao mês. "Eles já botam esse preço para não vender, porque a tabela é livre", diz outro consultor.

Entrevista
Quase todos os planos também exigem a realização de uma "entrevista qualificada" antes de fechar o contrato. A entrevista é permitida pela ANS e funciona como uma consulta médica, em que a operadora confere doenças preexistentes do paciente. O tratamento dessas doenças pode não ser coberto por um determinado período, caso o cliente decida contratar o plano.

O problema, segundo os corretores, é que as operadoras abusam dessa prerrogativa e consideram como doença preexistente até mesmo um aumento de pressão, tornando o contrato desinteressante. Em outros casos, dizem que vão retornar depois da entrevista, mas "enrolam" o paciente.

Mudança
Os corretores alertam que quem tem plano está saindo para outros mais baratos, por cauda do mau atendimento. Algo que o casal de aposentados Tranquilino Pereira Vieira, 66 anos, e Maria da Conceição Silva Vieira, 66, conhece bem.

Depois de passarem anos como clientes de uma operadora que faliu, eles escolheram outra, mas tiveram que trocar de novo. "O plano antigo ligava desmarcando a consulta no dia marcado. Passamos muita raiva. A gente não tem muita opção no mercado. Tudo é muito caro. Hoje, estamos satisfeitos, mas é difícil encontrar um plano bom para a nossa idade", diz Maria.

Diálogos gravados com três empresas que vendem planos

Simulação de contratação para uma pessoa de 43 anos e outra de 79

Repórter: Na entrevista qualificada há o risco do cliente não ser aceito?

- Corretor: Tem. (...)

E depois da entrevista demora quanto tempo para ter a resposta?

- Eles não querem pessoas acima de 59 anos. Vou logo abrir o jogo pra você. Essa pessoa de 43 é uma maravilha. 
Mas a de 79 anos...
- Não, muito obrigado. Eles não querem. (...) Dizem que vão chamar o paciente e depois fechar o contrato e nunca chamam. Já vou te adiantar que é assim que funciona.

Mas por que isso? Fica a critério deles?

- É, entendeu como é que é?

E se ele já teve alguma doença, algum problema de saúde, dificulta né?

- Dificulta sim.

Simulação de contratação de um plano para uma pessoa de 76 anos

Repórter: Quero saber o valor dos planos mais conhecidos...

- Corretor: Eles não tão querendo pessoas idosas não. Coisa incrível! Sabe o que eles estão fazendo? Eles estão aumentando demais, aí as pessoas estão saindo.

Aumentando o que?

- O valor. Quem tá lá dentro, tá saindo, e quem tá querendo entrar, não entra. É muito caro!

Mas mesmo que seja caro, tem como entrar?

-(...) Tem. Mas o problema é que tem que passar pela entrevista qualificada. Aí, dependendo, se passar, entra. Se der algum problema, não entra não.

O que é essa entrevista?

- Ah, eles vão marcar a entrevista, fazer exames, um monte de coisas. Se tiver algum problema...

Alguma doença?

- É. E mesmo se conseguir entrar, você termina saindo. Não compensa não, eu vou falar a verdade.

Simulação de contratação de um plano para uma pessoa de 76 anos

Repórter: Os planos estão muito caros...

- Eles já botam esse preço para não vender, porque a tabela é livre. Eles botam o preço que querem, porque depois que a pessoa faz não pode ter aumento mais, de acordo com a ANS. (...)
(O corretor indica um plano de saúde e continua a explicar)
- Olha, eu trabalho com mais de 20 planos de saúde, mas todos os outros estão com problema para pegar pessoas acima de 59 anos.

É mesmo?

- É, eles estão muito burocráticos. Eles pegam, mas dão muita preexistência.

Como assim?

- Eles chamam (para a entrevista qualificada), mas qualquer problema que o cliente tem, como uma pressão alta, eles lançam preexistência.

E o que tem isso?

-Isso quer dizer que a pessoa vai ter que esperar um tempo maior para ter direito a um atendimento, um tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook