segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A evolução de uma espécie e a involução de um povo



Dag Vulpi editado em 17/12/2018

“Saber que a “humanidade” está a involucionar, é compatível com o fato de que também estamos a evoluir, mesmo a consciência da involução faz parte da evolução da consciência”  - (Alberto José Varela)

A Evolução

A evolução humana se deu a partir do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.

O termo "humano" no contexto da evolução humana refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos entre 2,3 e 2,4 milhões de anos na África.

Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominídeo vivo - entre 5 e 7 milhões anos atrás.

A Involução

A Rede Globo é uma rede de televisão brasileira, aberta e comercial com sede na cidade do Rio de Janeiro. É assistida por mais de 200 milhões de pessoas diariamente. A emissora é a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC) e uma das maiores produtoras de telenovelas. A emissora alcança 98,56% do território brasileiro, cobrindo 5.490 municípios e cerca de 99,55% do total da população brasileira. A empresa é parte do Grupo Globo, um dos maiores conglomerados de mídia do planeta.

A emissora começou a funcionar em 26 de abril de 1965 e foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho.

Por ser a maior rede de televisão do país e uma das maiores do mundo, a emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar a cultura, a política e a opinião pública. Desde a sua fundação, a empresa possui um longo histórico de controvérsias em suas relações com a sociedade brasileira, que vão desde seu apoio ao regime militar até a grande influência nos resultados das eleições presidenciais do pós período ditatorial.

A Conclusão

Considerando que a evolução humana levou entre 5 e 7 milhões de anos e que, a Rede Globo começou a funcionar em 1965, ou seja, há 53 anos, podemos confirmar cientificamente a máxima de que: “É muito mais fácil destruir do que construir”, ou ainda que, a Globo conseguiu através de sua maléfica interferência diuturna, involuir seu público para um nível de consciência inferior ao da espécie que os originou. Nos permitindo também, afirmar que o cidadão que formata sua opinião com base no que é transmitido pela Globo, está num nível de consciência inferior ao dos primatas. Ou seja, conseguiu em meio século, destruir uma evolução que a natureza levou 50 mil séculos para atingir.

“A consciência dá-nos a possibilidade de estarmos atentos aos nossos estados internos, sejam eles quais forem, e por mais fortes que sejam, podem ser observados criando uma desidentificação, distanciando-nos e não permitindo que eles sejam assumidos.”

Um comentário:

  1. isto e pra quem so assiste a rede esgoto.
    penso que depois da internet, globo nao e a mesma...
    quanto a influenciar eleiçoes! este ano se deu Mal ...
    Quanto a audiencia...so ver o ibope.

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook