terça-feira, 30 de maio de 2017

Quem é a DAHW


A Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW –Deutsche Lepra – und Tuberkulosehilfe) é uma organização não- governamental fundada em 1957 na cidade alemã de Würzburg. Com recursos provenientes de doadores físicos e privados de toda Alemanha, a DAHW construiu ao longo de décadas uma sólida reputação de credibilidade e eficiência reconhecida mundialmente pela forma com que reconhece o ser humano paciente de hanseníase em sua totalidade

Atualmente a organização registra atividades em 20 países além do Brasil. A rede de colaboradores voluntários formada na Alemanha ao longo de diferentes gerações entorno da causa da Hanseníase é o maior patrimônio da organização. Anualmente são realizadas as mais diversas atividades envolvendo escolas, associações comunitárias, instituições religiosas, poder público e especialmente o voluntariado. Ao longo desses quase 60 anos, a DAHW contribuiu para o combate à hanseníase no mundo todo.

No Brasil a DAHW está presente atualmente em 4 estados da federação: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Maranhão. Em nosso país, a DAHW tem quase 40 anos de atuação. Quando chegou por aqui ainda encontrou o cenário triste do isolamento compulsório dos pacientes de hanseníase. Enquanto organização respaldada internacionalmente, contribuiu para a transformação dessa realidade, e para a reintegração dos hansenianos brasileiros à sociedade com o fim da necessidade do isolamento compulsório.

Ao longo de todo esse tempo angariou muitos parceiros: na esfera pública, religiosa, social, política, mas sobretudo na esfera individual: com seres humanos. Durante a maior parte desse período as ações da DAHW no Brasil se concentraram no escritório de Cuiabá, representado por Manfred Robert Gobel. Um dos primeiros estados brasileiros apoiados com recursos da DAHW foi o Amazonas. A realidade da região amazônica desperta o interesse de todo planeta já há muito tempo. No final da década de 1970 a DAHW institucionalizou um apoio sistemático ao combate à hanseníase no estado do Amazonas através da parceria formada com uma instituição religiosa: as Irmãs. Irmã Ângela, espanhola mas que já vivia no Brasil envolvida com causas sociais especialmente vinculadas à saúde desde a década de 1960, foi a principal interlocutora para a implementação da atuação da DAHW no Amazonas. Durante muito tempo essa parceria foi responsável por uma fundamental contribuição para o combate à hanseníase nesse estado de condições geográficas, culturais, políticas e sociais tão singulares. Já nessa época contou-se com o apoio institucional da Fundação Alfredo da Mata, órgão do Estado do Amazonas, sempre presente nas questões científicas e técnicas envolvendo a hanseníase e demais doenças tropicais e dermatológicas.

Esse auxílio, no entanto, se dava com um caráter notadamente assistencialista, já que não contávamos na época com a mesma efetividade e a mesma presença das políticas públicas em saúde que observamos nos dias de hoje. Com o objetivo de formalizar e adequar essa atuação aos parâmetros legais vigentes em nosso país, foi fundada oficialmente em 1992 a Fundação para o Controle da Hanseníase no Amazonas (FUNDHANS), capitaneada por profissionais da Fundação Alfredo da Mata sob a tutela de Irmã Ângela.

A FUNDHANS, assim, sempre foi uma parceira e colaboradora das ações da DAHW no Amazonas. A instituição goza de singular credibilidade por parte de gestores públicos, população e setores técnicos envolvidos na questão da hanseníase. Contando sempre com o respaldo institucional da Fundação Alfredo da Mata, que em 2015 completou 60 anos de história, a FUNDHANS consolida-se como uma organização de vanguarda no combate à hanseníase não apenas na região do Amazonas mas em todo país. No ano de 2016 essa parceria ganhou novas conotações. Desde então a FUNDHANS assumiu a gestão dos projetos da DAHW no Brasil, passando a ser o escritório da instituição no país. Manfred Gobel continua como representante da DAHW no Brasil, atuando individualmente em Cuiabá. Reinaldo Bechler foi contratado para assumir a gestão dos projetos da DAHW junto com a FUNDHANS e para preparar o terreno para a nova fase da instituição no país, agora na condição de uma organização genuinamente brasileira.

Continuamos, assim, e agora em conjunto, a busca de um sonho: um mundo livre da hanseníase. De suas mazelas físicas mas também das sociais. Nessas décadas de história e de luta, DAHW e FUNDHANS construíram uma trajetória de credibilidade e seriedade, que agora toma novas formas. Especialmente porque passa a contar como nunca com o engajamento de brasileiras e brasileiros em todos os níveis que, assim como nós, acreditam nesse sonho. Junte-se a nós, construa conosco esse sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook