terça-feira, 18 de junho de 2013

PM culpa manifestantes por confrontos em Belo Horizonte

Segundo a PM, a confusão aconteceu após policiais terem sido atacados por jovens que faziam o protesto
A Tropa de Choque foi acionada para tentar controlar os protestos em Belo Horizonte - Foto: Diego Garcia / Terra
Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira, o porta-voz da Policia Militar de Minas Gerais, tenente Luiz Alberto Alves, afirmou que os manifestantes são os culpados pelo confronto nesta tarde em Belo Horizonte. Segundo a PM, a confusão aconteceu após policiais terem sido atacados por jovens que faziam o protesto contra o valor de passagem - R$2,80 - e também um movimento contra a Copa do Mundo no Brasil.

De acordo com Luiz Alberto, a PM usou balas de borracha para conter os ânimos dos manifestantes.  O comandante negou, no entanto, que os militares tenham usado da violência excessiva. “A polícia é pacífica e não passiva”, afirmou. Alves ainda explicou que a PM não perdeu o controle da situação em nenhum momento.
A manifestação em Belo Horizonte começou por volta de 13h30, na praça Sete, no centro da capital. Quando o grupo ganhou corpo, os jovens caminharam em direção à praça da Rodoviária, também no centro, e depois foram para a avenida Antônio Carlos, principal via de acesso do centro à zona norte da capital e ao Mineirão - onde as seleções de Taiti e Nigéria se enfrentaram à tarde.
Quando os 25 mil manifestantes chegaram até cerca de cinco quilômetros do estádio, foram barrados pela PM. Neste momento, o clima ficou tenso. A manifestação, porém, seguiu pacífica. A um quilômetro do Mineirão, em nova barreira da polícia, a situação ficou complicada e militares e manifestantes se enfrentaram.
A polícia usou bombas de efeito moral e balas de borracha para conter os manifestantes. Segundo o tenente Luiz Alberto, houve a recomendação de que os militares mirassem da cintura para baixo.
De acordo com a PM, cinco pessoas foram presas durante a manifestação, três por danos a patrimônio privado e duas por pichação, e outras três ficaram feridas.
Duas pessoas caem de viaduto durante protesto
Duas pessoas caíram do viaduto José Alencar, em Belo Horizonte, que foi palco nesta segunda-feira de confronto entre a polícia e manifestantes que protestam contra a Copa das Confederações e o aumento da passagem de ônibus.

Gustavo Magalhães Justino, 19 anos, caiu do viaduto durante o confronto e foi encaminhado ao hospital Risoleta Neves. Segundo a polícia, ele caiu quanto tentava saltar de um nível para o outro. Seu estado de saúde é estável e ele não corre risco.
O mesmo aconteceu com uma mulher carregando uma criança no colo também caiu do viaduto. Ela não foi identificada e não há informações sobre o estado de saúde dela e da criança. Ela teria tido fratura exposta.
17 de junho - "Estamos acordados", dizia cartaz segurado por jovem que participou do protesto na avenida Paulista
Terra

2 comentários:

  1. Via Facebook...

    nao devem é saber o que e prevençao, ja deveria sair casa mormurando prevençao!!!!!!!!!!!

    Joarez Alves Antunes Filho

    ResponderExcluir
  2. Via Facebook...

    Está mais que na hora dos policiais deixarem de bancar os lacaios do estado. Ao se postarem em defesa desse governo bandido, dão uma espécie de "tiro no pé", uma vez que suas crianças não possuem escolas dignas e a inflação bate igualmente às portas de suas casas!!

    Noemi Metran ·

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook