sexta-feira, 1 de março de 2013

Franco reivindica ao Brasil devolução de canhão cristão e arquivos militares

O presidente do Paraguai, Federico Franco, exigiu nesta sexta-feira ao Brasil, no ato de homenagem pelo Dia dos Heróis da guerra de seu país contra a Tríplice Aliança (1865-70), a devolução de um canhão cristão e dos arquivos militares do confronto.
"Venho hoje ao altar da pátria para reivindicar e exigir a devolução do canhão cristão e o arquivo secreto da Tríplice Aliança que está na República do Brasil", disse Franco no ato de lembrança dos heróis locais da Guerra do Paraguai.
"Não haverá paz nem nos soldados nem na sociedade paraguaia enquanto não for recuperado o canhão cristão feito dos sinos de igrejas para destruir o encouraçado Rio de Janeiro", insistiu o líder paraguaio.
O chefe de Estado participou hoje dos atos do Dia dos Heróis, feriado nacional que foi reprogramado para a próxima segunda-feira e que incluiu um desfile militar em Pedro Juan Caballero, perto da fronteira com o Brasil.

Paraguai exige do Brasil troféus da guerra da Tríplice Aliança

O presidente Federico Franco exigiu do Brasil a devolução dos troféus da guerra do Paraguai, travada no século XVI entre o país e a Tríplice Aliança, grupo formado por Argentina, Brasil e Uruguai, em um ato patriótico que lembrou o 143º aniversário do fim da disputa.
"O Canhão Cristão é propriedade do Paraguai. Os arquivos militares que estão no Rio de Janeiro também são propriedade do Estado paraguaio", disse o presidente em um discurso referente à guerra travada por cinco anos, entre 1864 e 1870.
Franco disse que pedia com respeito, mas com firmeza, a sua colega Dilma Rousseff "que restitua os troféus da guerra para que de alguma maneira traga paz à sociedade por aquele holocausto que significou a Tríplice Aliança para o país".
O Paraguai celebra no dia 1º de março de cada ano o Dia dos Heróis, como lembrança pela morte em 1870 do Marechal Francisco Solano López em Cerro Corá pelas mãos das tropas brasileiras. A ocupação de Assunção se manteve até 1876.
A eliminação do condutor paraguaio do conflito colocou fim à guerra que devastou o país e reduziu em 10% a população masculina.
"Venho hoje ao altar da Pátria exigir a devolução do Canhão Cristão e do arquivo secreto da Guerra da Tríplice Aliança", insistiu Franco.
Brasil, Argentina e Uruguai retiraram seus embaixadores de Assunção há oito meses, depois de classificarem de golpe parlamentar a destituição do ex-presidente esquerdista Fernando Lugo e sua substituição por Franco, que detinha o cargo de vice-presidente.
O Congresso destituiu Lugo via julgamento político "por mal desempenho de suas funções".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook