sábado, 6 de outubro de 2012

Presidente do TSE minimiza impacto do mensalão nas eleições


A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, minimizou neste sábado (6) o possível impacto do julgamento do mensalão nas eleições municipais deste ano.

Neste domingo (7), os eleitores de 5.568 municípios vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O período de votação está previsto para ocorrer das 8h às 17h.
Segundo Cármen, que também integra o STF (Supremo Tribunal Federal), o eleitor está mais preocupado com a realidade da cidade em que habita do que com julgamento do mensalão, que ocorre no Supremo. Para a ministra, o principal impacto dessa eleição é a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

TSE afirma que apuração deve acabar até as 22h de domingo
"[Em] eleições municipais o eleitor normalmente procura saber qual a finalidade que ele quer e quem pode chegar àquela finalidade. Ele está muito preocupado com a vida dele e da cidade. Acho que o maior impacto foi da sociedade quando reagiu no sentido de ter a iniciativa da Lei da Ficha Limpa. Essa foi a grande mudança", disse a ministra que participou na manhã deste sábado no TSE de uma apresentação sobre a transmissão de dados que deverá ser feita no dia do pleito.
"O mais foi consequência. Julgamento em qualquer lugar, de qualquer caso, nunca será suficiente para uma mudança tão grande como foi a própria sensibilidade do cidadão sabendo que ele que faria uma lei que mudaria isso", acrescentou a ministra.

Cármen Lúcia também disse que a expectativa é que todos os recursos apresentados à Corte sejam finalizados até o dia da diplomação dos vencedores das eleições, prevista para ocorrer no dia 19 de dezembro.
De acordo com levantamento do TSE, 6.454 recursos contra registro de candidatura foram apresentados ao tribunal. Desse total, 2.830 se referem a questões relacionadas com a Lei da Ficha Limpa. Até a última sessão da Corte, realizada nessa quinta-feira (4), foram julgados apenas 2.909, sendo que 678 referentes a recursos da Ficha Limpa.

Mesmo com milhares de recursos sem análise, Carmen disse que não vê necessidade em alterar o calendário eleitoral.
Os candidatos que não tiveram a situação legalizada pelo TSE permanecerão, no entanto, com os nomes nas urnas no dia da votação.
"Na totalização [dos votos] vai aparecer primeiro aqueles que sob os quais não tenham quaisquer dúvida e separadamente aqueles que receberam votos mas que dependem do final do processo", afirmou a ministra.
Sobre a conclusão da divulgação dos votos em todo o país, a ministra adotou uma postura de cautela. "Sou mineira demais para fazer esse tipo de avaliação. Não me arrisco a nenhum horário".
No dia da eleição, ela estará em Brasília acompanhando o desenrolar da votação em todo país, em razão disso preferiu transferir o título de eleitoral para a capital, onde não há eleições municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook