terça-feira, 25 de setembro de 2012

Troca de farpas e acusações marcam debate entre candidatos à Prefeitura de Colatina


Durante o debate, Deptulski chamou Da Vitória de arrogante e o pedetista disse que o prefeito estava nervoso
O primeiro debate entre candidatos do interior do Espírito Santo realizado pela Rede Gazeta foi com os concorrentes à Prefeitura de Colatina. O deputado estadual Josias Da Vitória (PDT) e o atual prefeito Leonardo Deptulski ficaram frente à frente no auditório da rede, em Vitória.
Logo no primeiro bloco, em que os candidatos fizeram perguntas um para o outro, Da Vitória perguntou ao petista se ele acredita na existência do mensalão, caso analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que envolve pessoas do partido do prefeito. "O senhor (Da Vitória) também está sendo acusado de uma série de coisas e vai se defender. Vou pautar minha campanha em propostas. Se houve ou não houve, a Justiça que tem que decidir e punir", disparou Deptulski.

Depois, o pedetista disse que em Colatina, apenas um terço da população em idade adulta tem emprego formal e que, se eleito, não será um prefeito pela metade. Deptulski rebateu: "Sua arrogância o impede de ver as coisas. Só porque eu tenho um metro e sessenta não quer dizer que eu seja meio prefeito. De onde o senhor tirou que só um terço está empregado? A cidade está sempre entre as quatro ou cinco que mais geram emprego no Estado, de acordo como Caged."

Durante o debate, Deptulski ainda disse que Da Vitória não anda pela cidade e Da Vitória afirmou que o prefeito estava nervoso. Confira como foi:

Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas feitas pelos jornalistas da editoria de Política do jornal A GAZETA.

Para Da Vitória
O senhor na campanha diz que Colatina está parada. Só viu isso agora? Não viu isso enquanto deputado?
R: sempre fizemos críticas pontuais e enviamos ofícios, mas enquanto deputados, fiscalizamos o governo do Estado.

Só com corte de comissionados vai resolver todos os problemas da cidade?
R: "É um começo. vamos fazer também ações simples e baratas, como a implantação do videomonitoramento, que até hoje não foi feito"

O senhor esteve entre os investigados da operação Pixote, que apurou fraudes no Iases. Acha correto ter contrato entre seus parentes e o Estado?
R: Eu não fui indiciado pelo MPES. Quanto a parentes, temos que discutir.

O senhor acha que os seus parentes erraram? O caso do Iases afetou sua campanha?
R: Não importa quem sejam as pessoas, tem que ser responsabilizado. Eu não tenho nada a ver com isso.

Para Deptulski
Como elevar a arrecadação de Colatina, que já esteve entre as maiores nesses quesito e agora está em 11º lugar?
R: Atraindo empresas e mudando a lei dos 25% de ICMS, o que tem que ser feito pela Assembleia Legislativa.

O senhor acredita na existência do mensalão?
R: Que haja apuração e punição se houver culpados. Sou pela apuração e condenação do que for errado. Mas minha vida fala por si. Não tenho conivência com nada de errado.

Mas o senhor acredita ou não acredita?
R: Não tive acesso aos autos. Estão lá para serem analisados. Não posso dizer se houve ou não.

Terceiro bloco
O terceiro bloco também foi de perguntas entre os candidatos.

Deptulski
Gostaria que o senhor comentasse o resultado de Colatina no Ideb e o plano Nacional de Educação

Da Vitória
Avançou, mas precisa avançar mais. Vou valorizar os educadores. Não adianta só construir creches.  Nossas creches também não atendem a todo o minicípio. Vamos construir novas creches. "Ainda é pouco. Colatina merece muito mais"
Da Vitória 
Vou criar o Transcol e construir a Terceira Ponte de Colatina. Como o senhor pretende baixar o custo da passagem de ônibus?

Deptulski
É fácil falar que vai fazer. Estamos em um momento de crise. Nós instalamos a bilhetagem eletrônica. Mas todo estudo feito para baixar a passagem tem que levar em conta o impacto. Tem que ser sustentável.

Da Vitória
Ele não vai conseguir fazer, mas nós vamos e vamos manter a bilhetagem eletrônica.
Da Vitória
Vou rediscutir o contrato de lixo, que só é recolhido duas vezes por semana em alguns bairros da cidade. Por que isso ainda ocorre?

Deptulski
Colatina foi o primeiro município a ter aterro sanitário publico. E a nossa região será a primeira do programa EspírIto Santo sem lixão. O senhor não está andando pela cidade. Tem área que a coleta é diária.

Da Vitória
Eu ando pelos bairros. Vamos fazer a coleta todos os dias, porque dinheiro tem.

Deptulski
A experiência faz diferença. Não é viável colocar um coletor para passar onde tem pouco lixo. Fica muito caro.
Deptulski
Vamos falar sobra saúde: o que o Estado pode fazer para melhorar essa área em Colatina ?

Da Vitória
Vamos buscar a revitalização do Hospital Silvio Avidos. Mas no nosso governo saúde será prioridade, não será no passo a passo.

Deptulski
É preciso saber de quem é a competência de fazer as coisas. Alta e média complexidade é do governo do Estado. Não adianta falar que vai fazer.

Da Vitória
O candidato está muito nervoso. Não vou jogar a culpa nos governos estadual e federal. Não vou deixar as pessoas nas filas sem atendimento.
Fonte: Da Redação Multimídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook