Nesta quarta-feira
(15), o governo Federal vai anunciar o Programa de Concessões de Portos e
Ferrovias para estimular o desenvolvimento do país, conforme afirmou a
assessoria da presidência da República. Segundo o órgão, os detalhes sobre o
pacote só serão conhecidos durante a cerimônia de apresentação das medidas que
acontece por volta das 10 horas, em Brasília. Essas medidas devem gerar
investimentos ao Espírito Santo tais como a construção de um novo porto, uma
ferrovia que liga o Estado ao Rio de Janeiro e a privatização da BR 262.
Porém, a Revista Veja,
na edição 2282 desta semana, detalhou sobre as intenções da presidente Dilma
Rousseff ao conceber o pacote. De acordo com a matéria, “Choque de
Capitalismo”, o governo vai transferir para a iniciativa privada a construção e
administração de pelo menos cinco portos, 50.000 quilômetros de rodovias,
12.000 quilômetros de ferrovias e cinco aeroportos, incluído os das principais
cidades brasileiras.
Rodovias
No caso das rodovias federais, as empresas privadas terão de pagar ao governo para ganhar a concessão. Conforme a reportagem, estima-se atrair até R$ 60 bilhões em investimentos. Com isso, a BR 262, que liga Belo Horizonte à Vitória, será contemplada. Outro ponto de prioridade será entre Goiania-Palmas.
No caso das rodovias federais, as empresas privadas terão de pagar ao governo para ganhar a concessão. Conforme a reportagem, estima-se atrair até R$ 60 bilhões em investimentos. Com isso, a BR 262, que liga Belo Horizonte à Vitória, será contemplada. Outro ponto de prioridade será entre Goiania-Palmas.
Ferrovias
Ainda no “pacotão” a meta é também dobrar a malha ferroviária brasileira e um período de seis a oito anos. No Espírito Santo, a intenção é de reformar o trecho Rio de Janeiro-Vitória. A expectativa é que o leilão atraia até 20 bilhões de reais em investimentos.
Ainda no “pacotão” a meta é também dobrar a malha ferroviária brasileira e um período de seis a oito anos. No Espírito Santo, a intenção é de reformar o trecho Rio de Janeiro-Vitória. A expectativa é que o leilão atraia até 20 bilhões de reais em investimentos.
Portos
A construção de novos portos está incluso nas medidas do programa, uma vez que a situação dos terminais portuários brasileiros representa entraves ao crescimento da economia brasileira, devido ao atraso de embarque e desembarque de produtos e mercadorias. Para sanar tais gargalos, o governo pretende a construção de novas unidades em Ilhéus (BA), Vitória (ES) e Manaus (AM). Acredita que essa operação deve render até R$ 10 bi. A outra frente é a privatização de dois portos federais, Vitória e o de Salvador. E, por fim, permitir que empresas donas de portos privados, como a Vale e a OGX, abram suas instalações para outras exportadoras em épocas de entressafra.
A construção de novos portos está incluso nas medidas do programa, uma vez que a situação dos terminais portuários brasileiros representa entraves ao crescimento da economia brasileira, devido ao atraso de embarque e desembarque de produtos e mercadorias. Para sanar tais gargalos, o governo pretende a construção de novas unidades em Ilhéus (BA), Vitória (ES) e Manaus (AM). Acredita que essa operação deve render até R$ 10 bi. A outra frente é a privatização de dois portos federais, Vitória e o de Salvador. E, por fim, permitir que empresas donas de portos privados, como a Vale e a OGX, abram suas instalações para outras exportadoras em épocas de entressafra.
Energia elétrica
No conjunto de
intenções do governo consta também a redução do preço de energia elétrica. Isso
pode baratear o preço do serviço no Brasil. O plano para resolver esse problema
visa a oferta, por antecipação, da renovação das concessões de 2015 para 2013,
para algumas empresas. Para isso as operadoras vão ter de diminuir seus preços
em até 20%. Já a segunda proposta é a redução da carga tributária.
Esse “Choque de
Capitalismo” seria lançado no início de 2013. Mas, ao saber dos resultados da
economia no 1º trimestre do ano e das péssimas perspectivas para os períodos
seguintes, optou-se por não perder tempo, visando melhorares índices econômicos
em 2013 e 2014.
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