sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dragagem do Porto de Vitória custará 108 milhões


O Aumento do calado para 14 metros vai permitir receber navios maiores. ES tem perdido cargas para portos mais modernos, tipo Rio, por falta de investimentos'

O governador Renato Casagrande e o ministro dos Portos Leônidas Cristino, ambos do PSB, assinaram nesta quinta (05), a ordem de serviço para dragagem de aprofundamento do Porto de Vitória. 
A obra será realizada pelo Ministério dos Portos (SEP) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 108,8 milhões. 

A assinatura da Ordem de Serviço – documento que permite o início imediato das obras – ocorreu no auditório da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). 
Participaram o presidente da instituição Clovis Lascosques, da vice-presidente da Câmara Federal Rose de Freitas, do prefeito de Vitória João Coser, além de diversas autoridades portuárias e representantes dos trabalhadores. 
"Temos ainda projetos bem estruturados, para dar inicio em breve, para que Vitória possa melhorar sua infraestrutura de movimentação de cargas. Investir em portos traz avanços na economia e gera emprego e renda, além de recursos para saúde, educação", destacou o ministro. 

O governador Casagrande lembrou que há muitos anos o Governo Federal não investia no Porto de Vitória. 
"Além dos investimentos já em curso, a Codesa também está viabilizando o projeto de um novo porto para o ES, para que nos tornemos cada vez mais um pólo de comércio internacional, uma de nossas vocações. Necessitamos de portos públicos que deem conta das nossas atividades, para além dos novos portos privados que poderão vir a se instalar no Estado, porque queremos ter capacidade para competir com outros estados e precisamos de infraestrutura para crescer nessa direção", disse. 

Dragagem 

Neste contrato está prevista a retirada de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos, 115 mil metros cúbicos de derrocagem (retirada de rochas submersas) e posteriormente, a manutenção por mais 2 anos de 502 mil metros cúbicos, nos 7,5 km do canal. 
Atualmente, devido ao baixo calado, de -10,5 metros, o Porto de Vitória trabalha com capacidade reduzida. Com a obra, que irá aprofundar o canal, a bacia de evolução passará para 14 metros. 

O porto poderá receber embarcações de até 244 metros de comprimento e 12,5 metros de calado. 

De acordo com o ministro, a dragagem aumentará o volume de cargas no Porto de Vitória. 

As mudanças poderão ser percebidas em pouco tempo, já que as obras começarão pela bacia de evolução e berços de atracação. 
Isso permitirá maiores e mais ágeis giros e manobras dos navios antes da conclusão dos trabalhos. 

Recursos 

O Governo Federal, de acordo com a SEP, também está investindo os seguintes valores para as obras e projetos portuários no Espírito Santo, com recursos provenientes do PAC: 

- Obras de Contenção e Ampliação do Cais Comercial do Porto de Vitória – R$ 133,4 milhões 
- Construção de Berços nos Dolfins do Atalaia com Retroárea no Porto de Vitória (ES) – R$ 140 milhões 
- Pátio de Estocagem para Carga Pesada no Cais Comercial – R$ 40 milhões 
- Estudos e Projetos para Implantação do Porto de Águas Profundas (ES) – R$ 20 milhões 
- Implantação do Sistema de Apoio de Gestão de Tráfego de Navios – R$ 2 milhões 
- Implantação do Sistema de Apoio ao Gerenciamento da Infraestrutura Portuária – R$ 750 mil 
- Implantação de Sistema de Carga Inteligente e Cadeia Logística Inteligente – R$ 1,5 milhão. 

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