(Ilustração: Leon Zernitsky) |
Por Eugenio Mussak
Não conheço bons líderes que não sejam bons
comunicadores.
Só que ser um bom comunicador não significa ter a
competência de um grande orador, mas ser assertivo na comunicação de suas
idéias.
Assertividade é ir direto ao ponto sem embromar nem
deixar espaço para a dúvida, que gera insegurança e aumenta a chance para
enganos e falhas. Ter comunicação assertiva é virtude, mesmo que isso
signifique dizer não e desagradar ao outro.
Chefes assertivos também podem ser duros por dizer
coisas "na lata" - embora não latam. Eles são rígidos e não cães
ferozes pronto a te tragar, por isso podem chocar os que preferem enrolar,
estes têm medo de magoar e preferem dar uma de subentendido, em vez de dar
informações na "lata da assertividade".
Outra vantagem do bom comunicador é que ele nunca dá
margem à dúvida. Para ele, é preferível esgotar todos os assuntos a gastar seu
tempo e eficiência goela abaixo.
Já o oposto da comunicação assertiva é a comunicação
mitigada que dá margem à dupla interpretação, próprio das pessoas inseguras ou
despreparadas. Mas cuidado! Não confunda assertividade com crueldade.
Imagine que você tem um chefe que deve dispensar um
funcionário. Se for um mitigador, obig boss dirá algo como: "a
empresa infelizmente está tendo que fazer um corte de pessoal e, por motivos
que não me foram explicados, você está na lista. Lamento muito". Um chefe
cruel, sentenciará: "você está fora, cara, não temos lugar para um
incompetente como você". Enquanto o assertivo provavelmente diria algo
assim: "Estou comunicando seu desligamento da empresa porque a expectativa
que a empresa tinha de você é diferente da que você tem a oferecer".
A verdade sempre será preferível e ela não pode ser
substituída por nada. A assertividade tem compromisso com ela e, é bom lembrar,
também tem compromisso com a elegância, por isso a importância da forma.
Leia também: - Dicas Para Comunicação Assertiva
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