quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Guerrilheiros ameaçam Presidente colombiano de morte.


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, revelou que o serviço de inteligência interceptou mensagem ameaçando-o de morte. A mensagem, segundo o presidente, é das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No texto, os guerrilheiros pedem colaboração para “eliminar” Santos de “qualquer forma”. Apesar da mensagem, o presidente reiterou sua disposição de buscar a paz no país e o fim dos conflitos.

"Atitudes como essa, de repente, promovem a guerra. Mas devemos desarmar esses espíritos. E eu estou disposto a desarmar os espíritos", disse o presidente. “[Vamos reiniciar] a pesquisa para o término do conflito.” As informações foram divulgadas pela Presidência da República da Colômbia.

A revelação de Santos ocorreu durante reunião com comunidades indígenas do Cauca. O conteúdo da mensagem foi transmitido ao presidente pelo ministro da Defesa,  Juan Carlos Pinzón, que atribuiu a autoria ao Bloco do Noroeste e Ocidental.

“Camaradas, minhas saudações, dirigidas em nome de um personagem que é o ideólogo do Bloco de Noroeste e Ocidental chamado Lubin Loro, que diz: devemos nos esforçar para eliminar Santos de qualquer forma possível.  [Isso deve ser feito] em nome de Alfonso [Cano] e Jorge [Briceño] e outros companheiros valiosos”, diz o texto, divulgado por Santos. Acrescenta que Cano e Briceño foram mortos.

“Com esse esforço não podemos economizar recursos, contatos nem acordos. A pátria e os nossos exigem, em nome do decoro da organização, uma resposta contundente e radical”, diz a mensagem. Há ainda uma referência à necessidade de promover o que as Farc chamam de “morte da oligarquia”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook