segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mineradora investirá R$ 1,7 bilhão em novo porto em Linhares


Serão gerados 1.200 empregos durante as obras e mais 320 vagas diretas e 850 indiretas na operação dos terminais, a partir de 2016
O grupo Manabi, do setor de mineração e logística, vai construir o Porto Norte Capixaba, no município de Linhares. O protocolo de intenções entre a empresa, Estado e município foi assinado nesta segunda-feira (18), no Palácio Anchieta.
O investimento para construção do Porto Norte Capixaba será de aproximadamente R$ 1,75 bilhão, com geração de 1.200 empregos durante as obras e mais 320 vagas diretas e 850 indiretas na operação dos terminais, que deve ser iniciada em 2016.
foto: Ed. Arte - Genildo 

Para o governador Renato Casagrande, o projeto está em sintonia com o plano de desenvolvimento proposto pelo Governo para o Estado. “A vinda do empreendimento para Linhares nos auxilia na consolidação do município como polo irradiador de renda, oportunidades e serviços, em sintonia também com a nossa proposta de transformar o Espírito Santo num grande centro de comércio internacional. O Governo do Estado trabalha para garantir os investimentos de responsabilidade da União, mas, ao mesmo tempo, realizamos também um grande volume de obras com recursos próprios e atuamos na atração de investimentos privados, para fazer chegar o desenvolvimento a todas as regiões”.
O diretor presidente do Grupo Manabi, Ricardo Antunes Carneiro Neto, falou da vocação logística do Estado e das pretensões da empresa em seu projeto para o Espírito Santo. “Para a Manabi, o negócio logístico é tão importante quanto a mineração. Queremos ser uma empresa de mineração e logística reconhecida como referência, construindo um empreendimento economicamente rentável e socioambientalmente seguro. Vamos aplicar as melhores tecnologias e implantar um processo permanente de diálogo com todas as partes interessadas, de forma que nosso projeto seja altamente sustentável”, disse.
O empreendimento será dividido em fases. O objetivo é movimentar, armazenar e exportar minério de ferro, transportando-o do Estado de Minas Gerais até o terminal por meio de ferrovia ou mineroduto, possibilitar a movimentação de outras cargas em granéis na primeira fase e implantar infraestrutura portuária para outras cargas na segunda fase.
A intenção é que o complexo tenha capacidade para armazenar até 2,5 milhões de toneladas de minério, 300 mil toneladas de carvão, 240 mil toneladas de grãos, 180 mil toneladas de fertilizantes e 480 mil metros cúbicos de líquidos.

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