segunda-feira, 23 de abril de 2012

BALANCÊ - POLITICA CAPIXABA 23 04 2012

Casagrande destaca importância do ensino técnico ao inaugurar IFES

Blog Dag Vulpi - O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, na manhã desta segunda-feira (23), a solenidade de entrega das instalações do campus Vila Velha, no bairro Soteco, com a participação do governador Renato Casagrande e do vice-governador Givaldo Vieira. 


O governador destacou que o Ifes, com esta nova unidade, passou de seis unidades existentes para quase 20 campi, contando com os dois campi da nova expansão. 

O governador falou ainda que com o fim iminente do Fundap, as diretrizes do Governo são os investimentos em infraestrutura e em educação, para gerar oportunidades. 

“Agora temos um Ifes em uma importante cidade, como Vila Velha, fruto de parcerias entre Governo Federal, Município e Estado, e chegaremos em breve a 20 unidades instaladas em todo o Espírito Santo. Este investimento reflete a nossa preocupação, os nossos esforços para ampliar o acesso ao ensino tecnológico, fundamental à expansão do desenvolvimento no nosso Estado”, disse Casagrande.   
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Senador tem esperança de aprovar transição para o Fundap

Blog Dag Vulpi - O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresenta Emenda nesta terça (24) na sessão do plenário criando um período de transição de quatro anos (até 2016) para que Estados como SC, ES e GO tenham tempo para se adequar à aplicação da alíquota única de 4% do ICMS sobre os produtos importados. 

O substitutivo ao Projeto de Resolução 72/2010 prevê a entrada em vigor do imposto já em janeiro de 2013. 

A emenda do senador catarinense escalona a alíquota até 2016, com a seguinte graduação: 10% no exercício de 2013; 8% em 2014; 6% em 2015, e só atingir em 2016 os 4% aprovados na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

Luiz Henrique acredita que "a flexibilização gradual e decrescente da alíquota nas operações interestaduais e intermunicipais do ICMS sobre importados causará menos impacto na economia dos Estados afetados". 

Ele explicou que sua intenção é evitar o colapso dos portos brasileiros e o consequente aumento do desemprego. 

E advertiu que se persistir a aprovação abrupta do projeto também na sessão do Senado, a medida provocará “inevitável e intransponível desequilíbrio” nas receitas de Estados portuários - com consequências  imprevisíveis para o Palácio do Planalto. 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ex-líder do PT na Câmara deverá ser indicado relator da CPMI do Cachoeira

Blog Dag Vulpi  - O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), deve definir amanhã o nome do relator da CMPI do Ca choeira, que vai investigar a relação de políticos, agentes públicos e privados com o contraventor Carlinhos Cachoeira. 

O nome mais cotado para relatoria é do ex-líder do PT na Câmara, Paulo Teixiera (SP). Mas existem outros nomes como Cândido Vacarreza e Carlos Zarattini, ambos paulistas. Tatto deve definir hoje. 

O PMDB já anunciou que o senador Vital do Rego (PB) presidirá a CPMI. Tatto descartou a possibilidade de indicar para a Comissão parlamentares que tenham a pretensão de disputar as eleições deste ano. 

Com isso, a indicação de Iriny Lopes, única deputada do PT do ES ficou descartada. Ela vai concorrer a PMV. 

O PSB foi o único partido que já indicou seus representantes: o deputado Paulo Foletto (ES), que será titular e o deputado Glauber Braga (RJ), que será suplente. 

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), presidente interina do Congresso, abre amanhã uma sessão às 19h30 com o objetivo de designar os integrantes da Comissão. 

A CPMI do Cachoeira terá 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes. Os trabalhos devem durar até 180 dias, podendo prorrogar o prazo para a conclusão da investigação. 


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"ES tem três vezes mais presos do que a média nacional"


BRASÍLIA - O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL) fez um alerta pelo grande número de presos no ES, três vezes maior do que a média nacional. 



Hoje, o estado capixaba tem cerca de 3 milhões de habitantes e 12 mil presos. A média nacional é de mil a 1,5 mil presos para cada um milhão de habitantes. O estado hoje possui 8 mil presos a mais do que o esperado. 

Para o deputado, a situação do estado deve ser estudada. De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, o ES é o terceiro estado com situação mais preocupante do país, só fica atrás do Acre e Rondônia, estados que fazem fronteira com Bolívia e Peru. 

\"Já estive com o governador Renato Casagrande e a situação do ES me chamou atenção, gostaria de estudar os motivos que levaram para a atual situação carcerária do estado. Sabemos que o problema do Acre e Rondônia deve-se a fronteira. Lá os presos são na enorme maioria das vezes por tráfico e não por uso. O fenômeno do ES está fora dos padrões nacionais, o estado era para ter 4 mil presos, 12 mil é muito acima do aceitável\", disse o deputado.  


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17 de abril, o dia em que o ES perdeu o Fundap


BRASÍLIA  - Quase 14 mil acessos num só dia, 17 de abril, o dia em que o ES perdeu o Fundap, um fundo de incentivo as importações que gerava uma receita/ano para o Estado de R$ 1 bilhão. 



O Espírito Santo vai ficar sem essa receita - a partir de janeiro de 2013 - e a consequência será 50 mil empregos a menos, gerados pela cadeia fundapeana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

SE GOSTOU SIGA O BLOG

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook