domingo, 24 de abril de 2011

Lula e a Reforma Política

Postagem Dag Vulpi 24/04/2011 15:48
O ex-presidente Lula retornou à cena política nesta semana, desta vez a convite do PT para ser “animador da Reforma Política”.


Em uma reunião no Instituto da Cidadania, em São Paulo, no começo desta semana, diante de dirigentes do PT, deputados e senadores, o astro popular Lula assumiu a condição de “garoto propaganda” do Partido para esquentar a Reforma Política com “pressão do povão”. Só que a reforma política que quer o PT é aquela que permita ao Partidão imitar o PRI – Partido Revolucionário Institucional – do México, que ficou 70 anos no poder.

O PT defende lista fechada de votação para que os eleitores passem a eleger o Partido (no caso o PT) e não mais os candidatos. O PT também defende financiamento público de campanhas eleitorais e doações espontâneas aos partidos. Nesse modelo de doação, os partidos que apoiam o Governo podem levar vantagens pela promessa de “bondades aos doadores”. Lula prometeu que vai conversar com lideranças de todos os partidos e com movimentos sociais organizados, entre os quais o MST, as Centrais Sindicais e as organizações sociais populares para que “todos unidos possam colaborar para viabilizar uma reforma política que garanta os direitos dos trabalhadores na democracia brasileira”. O ex-presidente Lula da Silva está de volta com o discurso popular e contatos estratégicos com lideranças para pressionar o Congresso. Assim é a democracia brasileira, com certeza.

PODER AO PARTIDO
No Congresso, as bancadas do PT na Câmara e no Senado defendem a instituição de uma Lista Fechada de candidatos às eleições proporcionais e financiamento público de campanhas. O PT critica intervenções da Justiça Eleitoral no processo político e defende uma reforma eleitoral que garanta liberdade para a atuação dos partidos.

BATE BOCA
Sobre as recentes discussões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (tucano) com o ex-presidente Lula (petista), o senador pernambucano, Humberto Costa (PT) disse: “Fernando Henrique é passado, não tem nenhuma importância; Lula é presente e é futuro. Fernando Henrique está mamando na elite e Lula é o líder do povão brasileiro”.

DE OLHO EM 2012
O jogo do PT é claro: exibir o líder popular Lula, ao vivo e a cores na mídia, para que ele possa influir como cabo eleitoral de primeira grandeza nas eleições de 2012 e ajude a desbancar os tucanos da prefeitura de São Paulo, fortalecer o PT para reassumir a prefeitura de Belo Horizonte e conquistar cidades estratégicas como Uberlândia.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
DEBATE BATE PAPO FACE
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Fernanda Tardin desculpa Dag, sem querer ser monótona na minha repetição, acho que Lula é aliado dos que defendem uma reforma com debates populares , alem de ser para a militância contraria a lista fechada um importante aliado de peso. O TOM não deveria ser este que a mídia golpista tá pregando. Afinal ' quem tem medo do Lula' parece serem os mesmos que 'tem medo da democracia". falando nisto a Aninha mudou certeira o nome da trincheira de lutas dela ( digo BLOG). a questao passa exatamente por aí. Bjao

DAG, sei que vai entender, mas PRECISO COLOCAR ISTO ? ALERTAGERAL: Sem contar que é importante perceber que a mídia aproveita para focar no lulismo mas isolar o lula em favor de (com chantagem ou não0 favorecer o neo liberalismo. Estamos ...nos distanciando de Lula e isolando-o? Neste momento militar na luta por ampliar o debate é defender Lula e dar a ele condições para não ceder ao que a nacional do PT quer. Lula precisa seguir com condições de fazer o debate que propôs no vídeo. Abaixo a lista fechada e ao coronelismo partidário. Constituinte Já. DEPENDE DE NÓS e da capacidade dos de luta serem suprapartidários e dar o aval. Juntos Somos Fortes percebes? a luta compas.
Dagmar Vulpi Nanda, entendo ser obrigação "NOSSA" fazer o impossível para impedir a aprovação da proposta de LISTA FECHADA do PT. Vejo na Figura do companheiro Lula um fio de esperança de essa situação se reverter, porém se deixarmos a onda nos levar conforme presencio em comunidades paralelas à nossa, onde há predominância massiva de petistas e, estranhamente 99% destes ou concordam ou se calam, quando o debate gira em torno deste assunto (LISTA FECHADA), ela estará na eminência de ser aprovada. Temos sim que tentar sensibilizar.

Denegrir a imagem de um chefe de Estado como o Lula jamais passou por minha cabeça, mas mostrar que essa idéia de reforma onde a única preocupação é o fortalecimento do partido, não faz minha cabeça. Partido tem que se fortalecer de outras formas não cerceando direitos democráticos conquistados com suor e sangue. Partidos se fortalecem colocando os melhores à frente de suas executivas, com estatutos sociais realmente preocupados em multiplicar a democracia, colocando como propostas ao eleitorado os melhores nomes para serem escolhidos como seus representantes, tendo ética e estando sempre acima de qualquer suspeita, assim os partidos deveriam se fortalecer, não da forma como estão propondo. Ainda que o PT faça tudo o que eu indiquei para ser um partido forte (pode ser até que faça) temos que ter sempre na lembrança que, as regras serão para todos os partidos. Bjao
Fernanda Tardin Lelo, na minha cabeça , luto exatamente para que Dilma não "desabroche mais..." já tá mais que difícil lidar com tamanhas 'desabrochares'... Lula é militante, acabou o mandato com 80 por cento de aprovação. è estadista, fala ao povo, para o... povo. Elege (elegeria) até poste, mas elegeu Dilma. O Povo não votou em Dilma, votou em Lula e na continuidade de Lula. Dilma tá se afastando disto? Vamos refletir né? Se o POVO votou na continuidade de Lula, elegendo Dilma, pq. mudar e se afastar do que foi votado?
 Aiiiii tô sem entender nada. Pedirei ajuda aos universitários, rsrsrs alguem ajuda? bjao compa Lelo,
Lelo Coimbra Nanda, Lula cumpriu seu papel. O PT tem sua contribuição a dar. Nos não podemos estar centrados no carisma de Lula como forma de sustentar um governo. A vida segue, com novos desafios. Ninguém, nem Lula, mesmo que queira consegue tutelar um governo. Chega um momento em que isso transborda e vira crise. Fiquei surpreso como a tutela do Kirsner sobre sua esposa-Presidente, mantidas as proporções com o fato de que estamos falando, numa sociedade aguerrida como a Argentina. Um caso de tutela via controle do Partido. Com sua morte, houve uma crise ate recentemente, superada a pouco. Na falo de países socialistas que e outra lógica, exceto Putskin sobre seu sucessor, onde as formações de imprensa mostram uma gde ascensão do ex-presidente. Enfim, uma sociedade democrática, nos marcos do capitalismo- não creio em emergência de outra experiência socialista - precisa ser aprimorada. Não ha outro método. Exceto se seu raciocínio inclui a volta do Lula em 2014, fato que considero um risco para ele, pois dificilmente reproduziria o sucesso desses 8 anos, por motivos externos e internos.Por fim, o exercício do poder tem seus riscos que fazem parte do processo de crescimento das sociedades. E preciso compreender isso e militar nesse ambiente construindo perspectivas novas e aprofundando experiências positivas em curso!
Ajuda pra que Nanda?
Dagmar Vulpi Lelo, estava com saudades de suas participações, bom que você voltou compa. Em relação ao Iranx, infelizmente divergências ideológicas partidárias chegaram ao extremo, não foi neste grupo, mas em outro muito próximo. Infelizmente parece que houve trocas de ofensas, mas tudo acabará bem. Foi em momento de calor ideológico e, como trata-se de distintos senhores logo-logo tudo estará resolvido. Abraço.
Fernanda Tardin tb. gosto de prosear com Lelo, principalmente que em muito divergimos, como agora. Mas confesso que o Lelo no lado que se refere a Chico tá certo: por exemplo para mim a influencia hartunguista no ES é maligna, malefica, tem que ser dado ba...sta. Mas Lula tem o direito e dever como militante e estadista de colocar seus pontos de vistas. Não sei se o povo capixaba elegeu Casagrande para dar continuidade aos anos (para mim infelizes de el rei), mas sei que elegeram Dilma para dar continuidade ao Brasil de Lula.Na medida que a participação de Lula se dá para promover a participação popular , e aí esta a diferença entre "chico e francisco' ( Lula e ph), todo apoio a ele. Que venha a reforma COM O POVO EMPODEIRADO. el rei faria isto? 

Ajuda pra muita coisa, por exemplo: Montar o encontro de blogueiros e mídias alternativas. Como é direito fundamental a informação, posso pedir tranqüila , pois não ocorrerei em uso da maquina: Vc. colabora patrocinando passagem para dois ou 3 palestrantes? Bjao

Lelo, falando nisto...... tim tim, hoje tô feliz. que venha o Vasco, rsrsrsbjao
Fernanda Tardin ah completando: Divergências a parte, mantemos a vontade de debater e sermos amigos. Acho isso importante e fico orgulhosa de merecer o respeito dele. Amigos acima de tudo, certa Lelo?
Fernanda Tardin LELO???????????????????
Edno Araujo TODA a reforma política deverá ter um plebiscito/referendo popular para ter validação...
Lelo Coimbra Fernanda, queria ter colocado uma terceira cor naquela camisa do Flamengo, como bom tricolor. Infelizmente não conseguimos. Faz parte, rsrs.
Lelo Coimbra Obrigado Dagmar. Minhas ausências são por outras atividades, mas vou e volto. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook