quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nagra 4: A codificação que vai matar os receptores Twin Tuner e Dongles


Não, está não é uma previsão catastrófica, esta é a realidade do que vai acontecer com a maioria dos receptores Twin Tuner assim que as operadoras trocarem a atual codificação Nagra 3 nos satélites Amazonas e C2 pela codificação Nagra 4.

E muitas pessoas podem até achar que é besteira, pois o advento dos dongles e compartilhamento de chaves via internet resolveu o problema da codificação Nagra 3 e pelo que já se sabe esta solução de dongles e IKS também é possível de ser usada com a codificação Nagra 4, então como o Nagra 4 poderia matar os receptores Twin Tuner e Dongles.

Nos fóruns europeus que tratam deste assunto comenta-se que por lá já estão a algum tempo estudando a codificação Nagra 4 e eles não estão assim tão preocupados com esta nova codificação, mas a previsão para o mercado latino americano é diferente, e na realidade o mercado latino americano é até motivo de piada para os europeus.


Isto por que por aqui se compra e se vende os maiores lixos possíveis em receptores e dongles para a recepção de tv via satélite.

Você não entendeu mal, é isto mesmo o que os europeus disseram que aqui na América Latina é vendido o lixo dos receptores e dongles para recepção de tv via satélite.

E analisando os pontos que eles apresentaram para justificar isto nós somos obrigados a concordar com os europeus.

Aqui na América Latina se vendem receptores de satélite e dongles que trabalham no limite de sua capacidade de processamento, e pior, muitos desses receptores na realidade estão trabalhando forçadamente acima da real capacidade de processamento deles.

Este é o real motivo pelo qual os receptores Twin Tuner e dongles esquentam e travam tanto por aqui.

Eles são montados em cima de placas de circuitos de baixa qualidade e utilizando processadores de menor capacidade de processamento do que o necessário, alguns destes receptores estão funcionando na base do overclock.

Várias marcas de receptores de satélite ao lançar firmware de correção para os seus receptores quando os clientes reclamavam de freezes e travamentos também modificaram o firware para acelerar os processadores e com isto dar conta da necessidade de processamento para o Nagra 3.
Isto por que decodificar as imagens dos canais, principalmente os HDs, exige um bom poder de processamento para os receptores, lembrando que os canais são digitais, ou seja, são arquivos de computador que precisam ser processados para exibir as imagens.

Dependendo da qualidade das imagens enviadas pelas operadoras essa necessidade de processamento aumenta.

Fosse só a necessidade de processamento das imagens dos canais estaria tudo tranquilo para os receptores, mas a codificação Nagra 3 também exige uma boa parcela de processamento dos receptores twin tuner, e é aí que coisa complica.

Fabricados com hardware de baixa qualidade os equipamentos esquentam pra caramba, e quanto mais quente o receptor estiver o processador dele fica menos eficiente e o receptor apresenta freezes e travamentos.

As marcas de receptores então colocam a culpa na internet e tudo fica em paz, o cliente aceita a desculpa e continua a comprar o lixo.

O hardware dos dongles então nem se fala, são fabricados com processamento muito pior que os dos receptores, já que não precisam decoficar as imagens dos canais.

Dá uma lida nos fóruns europeus para ver se eles aceitam comprar estas porcarias que vendem por aqui.

Mas onde fica a morte dos receptores twin tuner e dongles nessa história, com a chegada do Nagra 4?

Muito simples, a necessidade de processamento dos receptores pode dobrar, triplicar e até quadruplicar com a implementação do Nagra 4.

Com isto você deduz, o seu receptorzinho que já esquenta demais tentando decodificar o Nagra 3 e sofre com freezes e travamentos vai conseguir continuar trabalhando com o Nagra 4?

Pior ainda, quando todos os canais também migrarem para a resolução HD o receptor deve ser obrigado a trabalhar o tempo todo na maior velocidade de processamento necessário e aí eles não vão ter um pouquinho de descanso que os canais em resolução SD lhes dá.

Isso mesmo meus amigos, terror total para esse lixo em forma de receptor que está a venda por aqui.
É a morte dos receptores que estão sendo vendidos atualmente aqui na América Latina, só sobrevivem os receptores que tiveram um poder de processamento muito bom e estão trabalhando com folga, alguém conhece algum receptor destes por aí.

Processador acima de 1GHz e memória acima de 512 Mb?

Se você quer continuar nessa vida de Azbox, Azamérica… já fique sabendo que você vai precisar trocar os seus equipamentos em breve ou no mínimo vai precisar comprar um dongle que realmente tenha hardware de qualidade e que vai custar uma grana alta e vai desativar a função dongle do seu receptor atual.

Assim caminha este mercado dos receptores de tv via satélite.

Obs. Se você chegou até aqui na leitura deste artigo deve estar achando o texto muito atual e compatível com a situação deste mês dos receptores de satélite não é mesmo? Pois este artigo foi publicado originalmente em 9 de março de 2013, naquela época a preocupação com a entrada do Nagra 4 no mercado de receptores piratas era muito grande.

É interessante ver como o artigo já previa, com a ajuda de pessoas que entendem muito do mercado FTA na Europa, que com o Nagra 4 muitos receptores de satélite vão morrer pois não tem poder de processamento suficiente para a nova codificação.

Neste apagão tem muito fabricante de receptor pirata falando que provavelmente vai ser necessário trocar de receptor mas não está contando para o seu cliente que é pelo motivo de ter vendido um lixo para ele.

Do GPS Pesquisa

2 comentários:

  1. Mestre!!!!O nosso Azamérica S922 vai ficar obsoleto?No final vai servir para alguma coisa? Um colega comentou comigo que seria bom eu passar pra frente e pegar um 1001 ou 1005 que no CS ainda pega canal em HD, é verdade? (o meu é SKS), não sei se ele quer vender o produto dele, creio que no final fica tudo uma coisa pela outra.
    Agradeço antecipadamente sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite John,

      Seja bem-vindo. Agradeço sua visita e participação aqui no blog.

      Veja bem meu caro, Se no S1001 pega o sistema CS, no S922 pega igualmente. Portanto a fala do seu colega não procede.

      O que mudará com as ultimas alterações, será o fato de que em breve não haverá mais os sistemas IKS e SKS que são 0800, no entanto, o sistema CS continuará funcionando normalmente.

      O fato de usar o sistema CS exigirá um investimento mensal para todos aqueles que optarem por usar estes receptores alternativos.

      Penso que não vale a pena investir na compra deste tipo de equipamento neste momento, o melhor a se fazer é, para quem já possui o aparelho, continuar usando enquanto puder, e para quem ainda não possui, não arriscar na compra, pois poderão haver mudanças ainda mais radicais, e ai sim, estes equipamentos correm o risco de tornarem-se obsoletos.

      Abração e sucesso

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook