terça-feira, 7 de maio de 2013

Apontamento de Antenas - Faça um Inclinômetro e Encontre qualquer Satélite em 5 Minutos

Como Fazer o Inclinômetro
Depois de muitas pesquisas e testes, chegou-se a este resultado, simples, fácil e barato de se fazer.

Você precisará imprimir o transferidor que está logo abaixo, melhor que ele seja impresso em um tamanho que ocupe o máximo possível uma folha A4:


Além disto, você vai usar um pedaço de papelão em que colará o transferidor, veja os materiais abaixo:


Corte a parte reta do transferidor o mais rente possível, e preste atenção às marcas horizontais que indicam o meio do transferidor, faça uma marca vertical para identificar o meio exato do transferidor, é o local onde você colocará uma linha para servir de pêndulo para o transferidor.



Veja abaixo o exemplo do transferidor colado no papelão para dar mais firmeza no “equipamento”. Note que na marca de meio do transferidor foi colocado um prego onde será amarrado o pêndulo.


Inclinômetro pronto, já com o pêndulo colocado, note que a linha tem que passar pelo meio exato do transferidor para que ele marque o valor de elevação com precisão.


Como Usar o Inclinometro
Agora vamos ao modo de utilização do equipamento, vá até este artigo calcular os dados de apontamento da antena para o satélite que você deseja: (AQUI)

Preste bastante atenção primeiro ao dado elevação que você obteve no aplicativo dishpointer, neste exemplo, para o B4, 47º, com este dado é só colocar o inclinômetro na base da antena parabólica e ajuste o fuso da antena até que ela fique na elevação correta, veja abaixo o exemplo.


Uma dica importante para as antenas Banda C é que a elevação/inclinação na base da antena é elevação/inclicação do LNBF, então, o LNBF deve estar colocado o mais paralelo possível à base da antena, para que o apontamento obtenha o maior sucesso possível.

Agora com o dado azimute e atento à linha traçada pelo dishpointer, aponte sua antena na direção indicada pelo aplicativo e mande o receptor fazer uma busca cega, se você colocou sua antena na direção correta o receptor vai achar alguns canais, daí é só fazer o ajuste fino da antena.

É bom acessar o site BrasilSat Digital para verificar se os canais encontrados são mesmo do satélite que você procura ou de algum satélite que esteja próximo.

A configuração do LNBF no receptor também é importante, veja:

LNBF Multiponto: 5150/5750
LNBF Monoponto: 5750 ou 5150, dependendo do receptor pode haver inversão de polaridade, os canais verticais podem ser marcados como horizontais no momento da sintonia, e vice-versa.

Gostou do nosso site e dos nossos artigos?! Curta, Compartilhe, Comente, acompanhe nosso site no facebook e no Twitter, não custa nada para você e vale muito para o nosso trabalho.

Postagem feita originalmente no site: gps.pezquiza.com 

3 comentários:

  1. O defeito foi não diminuir 22º

    Este comentário se destina a pessoas que farão elas mesmas a fixação de antenas, seu apontamento, atualização, teste se turners estão queimados, recovery, etc..

    Depois de exaustivas tentativas o fato de ter solucionado, descoberto qual era o defeito; volto para agradecer e contribuir.

    Pessoas que farão elas mesmas a instalação; comprando kit de antenas (Ciriaco vendas@antenaparabolicabandaku.com.br, ); o receptor, cabos, multimetro, etc saibam que:

    O defeito era no apontamento das antenas!!!!! Daí que intensidade de sinal dava 45% e qualidade 10% no beepdor do receptor Aza com o sinal sonoro intermitente.
    Pois nas antenas offset (60cm de chapa) deve ser diminuído 22º basicamente, do ângulo de elevação que o dishpoint indicar para a sua residência. www.dishpointer.com/

    Créditos a todos os blogs como este do Dag e especialmente ao blog http://gps.pezquiza.com/satelite/apontamento-de-antenas-offset-tem-diferenca-na-elevacao/ quando neste após dezenas de procedimentos para descobrir qual o defeito (o receptor aza indicava 45% de intensidade e 10% de qualidade. Nestas circunstancias com o beepdor ligado- no Aza vide “system config”, - o som é intermitente e quando a antena está correta a faixa indicativa passa para (no meu caso) 90% e 72/75% e o sinal do beepdor fica intenso e continuo e)

    Foi naquele blog que li

    “Quando você for apontar antenas offset usando o método do transferidor que ensinamos aqui, deve diminuir 22 graus do valor calculado pelo Dishpointer para a elevação.

    Você não precisa continuar a ler este extenso comentário com um histórico dos procedimentos se levar em conta as informações que encontramos na internet relacionadas aos receptores; mais a acima postada referente aos 22º

    Eu não sabia disso. – A diferença na elevação das antenas off set para menos de 22º do que indica o Dishpoint.
    Essa diminuição é considerável se levar em conta que para os 56,6º que deu para o Hispasat e 51,8º que deu para Starone. Imagine o quanto a inclinação do prato da antena diminui. Para antenas focais ( com o LNB apontado para o centro como nas antenas teladas e outras de mesmo desenho; é que serve a elevação que o dishpoint estabelece e o uso de transferidores escolares se aplica sem redução dos 22º aproxim.)

    Usei as dicas de transferidores escolares e havia adquirido um localizador (finder) de satélites muito simples. Aqueles que não indicam por uma faixa luminosa o valor da intensidade e a qualidade do sinal como são os profissionais e também o Azamerica faz. Não precisava dele pois no caso do Aza ele tem essa ferramenta no “system config” – “outro” - beepdor.
    Alem disso nas antenas offset de 60 cm, têm marcados os graus do apontamento que já levam em conta esses 22º a menos ( O prato fica menos inclinado) No suporte estão gravados uma escala dos ângulos para ficar de acordo com os que o Dishpoint determina. Quero dizer se o Dish indicar, por exemplo, um ângulo de 60º na elevação; tem esse grau marcado no suporte da antena. E para outras como no caso do Hispa que para meu local deu em 56,6º dá para aproximá-la sem precisar usar transferidores.
    Como o ângulo de elevação para captar o sinal é milimétrico; o prato da antena colocado no ângulo que o Dishpoint indicar cujo ângulo está gravado no suporte da antena (a maioria delas vem com isso) já será o ponto ideal para captar o sinal com intensidade e com o uso do próprio receptor o ajuste fino poderá ser realizado se tiver o beepdor ligado (veja em “sistem config”; “outros” beepdor ligado

    Para tal levei para o telhado alem do deco, uma velha e pesada TV de 14” que foi conectada ao deco com o cabo RCA que vem com ele e ali fiz os milimétricos ajustes finos e consegui os 90/75% respectivos.
    ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________continua_______________

    ResponderExcluir
  2. continuação
    O defeito não eram –atualizações; fiz uma dezena de vezes baixada de http://www.4shared.com/zip/y8mMu1mD/S922_V01_012_USB-130721.html? Que é o de 21 de jul 2013
    S922_V01_012_USB-130721.zip (veja que tem USB na descrição)

    Para isso comprei um pen drive por 16,00. Gravei no pen drive. Extrai para o pen drive os arquivos e quando abri o pen drive para ver eliminei tudo para só deixar o arquivo raiz ...130721 (data 21/07/2013) que é um arquivo BIN que não tem como ser lido.

    Ah, não eram como li no blog um comentário da possibilidade de zerar configurações “Ferramentas – Configuração de Valores” para as originais de fábrica (entre outras coisas que eu pudesse ter configurado errado alem de editar o Hispa. A original é aquela em que consta de cara o Amazonas e o Starone já no LNB1 e o Telstar no LNB2; Beepdor – desligado, etc). Para limpar o Amazonas do LNB1 é só dar um Ok nele que o LBN1 desaparece e se tornar a clicar; torna a aparecer como selecionado para LNB1

    Também não eram quaisquer dos dois lnb; (usei 2 antenas) mesmo assim adquiri um terceiro para eliminar a duvida de defeito em um deles.

    Não eram os turners queimados que testei com um multímetro adquirido por 20,00 pelo ML, sem a bateria de 9V e esta comprei por 5,00 conforme tutorial para testar se turners estão queimados no http://www.deco-sc.net/2013/09/tuner-tutorial-como-testar-se-ele-esta.html

    Após tudo isso recorri no limite ao Recovery com tutorial que encontrei no link a seguir e comprando um cabo RS 232 com conector db9 femea fêmea. Encontrei por 14,70 com 1,5m na ATERA Informática no Ipiranga, tel 11 22722255.

    Recovery do aza s922 http://www.atualizacoes.net/2013/05/recuperar-azamerica-s922-passo-passo.html
    No 4shared os arquivos referidos são: Loader S922_PC_Recovery_Tool.rar
    Firmware de fábrica (recovery)s922_mp_4m_rom_120109.zip

    Ah sobre um Localizador (Finder) com ponteiro e cigarra sonora por 28,00 comprei na “Antena Omegasat. WWW.antenaomegadigital.net . Não é profissional mas serviria para um curioso iniciante como eu, não fosse que não indica os valores da intensidade ou qualidade que estão sendo captados.
    E para tirar duvida sobre possíveis defeitos nos LBN universais comprei aqui também na Omegasat, um LBNF universal Telesystem por 17,90

    Para um IKS sem o uso de Wifi comprei do Alexandre Araujo por 20,00 com os dois conectores um cabo Rj45 com 20 metros (distancia entre o modem e o deco) aledearaujoml@gmail.com: pois antes de usar o Wireless da Edup que o Dag recomenda “Mini Adaptador Rede Wireless Usb Edup 150mbps Ralink5370 Preço total: R$ 32,99 que comprei pelo ML alex_ynfoimport@hotmail.com como tinha de configurar e não poderia ainda não saber se faria corretamente; poderia dificultar isolar um defeito se a internet não estivesse conectada para o IKS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu caro Luiz.

      Agradeço sua visita ao blog e especialmente sua mensagem.

      Seu depoimento por certo irá colaborar com muitos, pois é grande o número de leitores que reclamam por não conseguirem um apontamento de antena que atinja os valores de 90% e 75%. Porém a casos que de fato ocorre a queima do TUNER, principalmente o do LNB2. Podendo ocorrer a queima motivada por se conectar o cabo da antena com o aparelho ligado, condição que eu sempre alerto que deve ser evitada, e isso serve para qualquer cabo a ser conectado, sempre devemos conectar cabos com o aparelho e a TV desligados. Outro fator que pode causar a queima do TUNER, e esse talvez são poucos que saibam, é o fato de ligar dois aparelhos decodificadores de marca diferente num mesmo LNBF, é sabido, porém certamente não por todos, que para funcionar o LNBF precisa ser energizado, e é através do cabo coaxial que está conectado no aparelho decodificador (TUNER) que o LNBF (antena) energiza-se. E, em sendo um LNBF duplo, ou mais, e sendo conectado à aquele LNBF dois aparelhos de marca e voltagem distintas corre-se o risco de haver a queima do TUNER de um daqueles aparelhos.

      Não sei ao certo se recebi sua mensagem na íntegra, aparentemente não, e caso esteja faltando peço que envie-me o restante. A mensagem que recebi terminou no seguinte paragrafo: "Para um IKS sem o uso de Wifi comprei do Alexandre Araujo por 20,00 com os dois conectores um cabo Rj45 com 20 metros (distancia entre o modem e o deco) aledearaujoml@gmail.com: pois antes de usar o Wireless da Edup que o Dag recomenda “Mini Adaptador Rede Wireless Usb Edup 150mbps Ralink5370 Preço total: R$ 32,99 que comprei pelo ML alex_ynfoimport@hotmail.com como tinha de configurar e não poderia ainda não saber se faria corretamente; poderia dificultar isolar um defeito se a internet não estivesse conectada para o IKS."

      Farei uma postagem com suas dicas, e para tanto preciso que você confirme se está faltando alguma parte de sua mensagem.

      Muito atenciosamente e com meu fraterno abraço.

      Dag Vulpi

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook