domingo, 5 de maio de 2013

Apontamento de Antena - Usando Transferidor Escolar


Abaixo fornecemos o passo a passo com imagens exemplificando todo o procedimento, observe que, onde aparecer a palavra (AQUI) é um indicativo de que você deverá clicar para ter acesso a informações complementares e/ou abrir aplicativos necessários para o sucesso do apontamento.

01 - Imprima o transferidor (imagem abaixo) num tamanho razoável para o apontamento da sua antena. Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário;



02 - Calcule os dados de apontamento de antena. Para saber em que direção apontar sua antena é só clicar (AQUI) e calcular os dados com o aplicativo dishpointer;

03 - No exemplo abaixo, será feito o apontamento para o satélite Star One C 2, tendo como referencia o meio do campo do estádio Maracanã no Rio de Janeiro RJ, os valores encontrados conforme os dados do dishpointer  foram os seguintes;



Satellite Data:
Name: 70W STAR ONE C2
Distance: 37101Km

Dish Setup Data
Elevation: 49,7º
Azimut (true): 307,7º
Azimut (magn.): 329,9°
LMB Skew [?]: - 46,8º

Primeiro vamos focar nos dados de azimute para o apontamento de antena.

O que é o Azimute?

- Azimute é onde, no local onde queremos fazer o apontamento de antena, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o dispointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 307.7º, quer dizer que ou eu teria que dar uma volta completa no circulo de graus e chegar em 307,7º ou simplesmente tirar 307,7 de 360 e chegar em - 52,3º.

Pronto, agora eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer outra linha apontando para -52,3º, então é para aí que tenho que fazer o meu apontamento de antena.

Como fazer isso?

Primeiro vamos entender como encontrar o norte verdadeiro, e este é um dos “segredos” do mapa Google Earth, que é onde está o DishPointer e que muitos desconhecem. Ele fica naquela barrinha que marca o zoom do mapa, ela está sempre apontando para o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa;



Trace uma linha vertical e paralela ao norte verdadeiro de forma que ela coincida exatamente com o ponto onde ficará sua antena;


Trace outra reta, desta vez na horizontal de forma a também coincidir com o posicionamento do local onde você vai instalar a antena, nem precisa de gps ou bússula.


Pegue seu transferidor e coloque sobre a imagem com as linhas horizontal e vertical, de forma que a marcação de 90º fique sobre a linha horizontal, e a marca de 180º fique sobre a linha vertical. 


Observe que a linha marcada pelo dishpointer que indica para onde deve ser apontada a antena, coincide exatamente com os -52,3º, que foi o valor do azimute encontrado no exemplo da antena instalada no centro do campo do estádio do Maracanã.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook