quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Economia fraca já afeta mercado de trabalho


Em 2012, a concorrência por vagas foi mais acirrada e os salários subiram em ritmo menor, mostram novos indicadores Catho-Fipe

Existe apenas um termômetro para medir a temperatura do mercado de trabalho? 


A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE traz, todos os meses, informações sobre a oferta de mão de obra. E se o outro lado, o das vagas disponíveis (ou seja, a demanda das empresas), for analisado? Nesse caso, a conclusão é que a situação do emprego no País segue favorável, mas não vive seu melhor momento como sugerem as últimas taxas de desocupação. É um sinal de que a economia fraca já afeta o ritmo das contratações.

Esse é o resumo de três novos indicadores do mercado de trabalho, que a Fipe e o site de currículos Catho lançam nesta quarta-feira, 16. "Quando você analisa qualquer mercado, é importante ter informação dos dois lados, o lado da oferta e o da demanda. No caso do mercado de trabalho, até hoje a gente não tinha muita informação sobre a demanda", diz Eduardo Zylberstajn, coordenador do trabalho.

Uma das maneiras de analisar a demanda no mercado de trabalho que Zylberstajn cita é o índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato (IVC). Quanto maior esse indicador, mais favorável o mercado está para o trabalhador. Em 2012, ele fechou com uma média de 0,75, ou seja, 0,75 vaga por candidato, resultado pior que em 2011 (0,77) e 2010 (0,95). Assim, é possível estimar que a concorrência por uma colocação foi mais acirrada em 2012 que nos dois anos anteriores. "Com o IVC, a gente consegue saber que a relação candidato/vaga não está no pico. Nessa análise, não é o melhor momento para o mercado dos últimos 10 anos (como mostra a taxa de desemprego)", afirma.

Em dezembro, porém, o IVC já dá sinais de uma melhora (ficou em 1,08). Desconsiderando os efeitos sazonais, o dado representa uma alta de 6% ante novembro e de 20% em relação a dezembro de 2011. "Em 2010, no pico de atividade da economia, esse indicador estava bem alto e desde então vem caindo. A partir do segunda metade de 2012, contudo, já há algum sinal de recuperação", afirma Zylberstajn.

Salários
Outro índice, o de Salários Ofertados, também ajuda a acompanhar esse momento do emprego. Nos últimos três anos, os salários ofertados cresceram em ritmo menor que os de fato contratados (média de 20,5% contra 33,6%, com dados até novembro de 2012).

Mas isso é uma tendência que está mudando. De novembro de 2011 a mesmo mês do ano passado, por exemplo, o salário oferecido pelas empresas subiu 14,1%, enquanto o de contração avançou menos: 13,7%. Assim, é possível dizer que o mercado não está tão aquecido como se supõe, o que diminui o poder de barganha do trabalhador.

O indicador compara a evolução dos salários oferecidos com a evolução dos salários efetivamente contratados, disponíveis nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Desemprego
A Fipe também vai calcular a partir de agora uma espécie de prévia da taxa de desemprego, embora a sua metodologia seja diferente da usada do IBGE.

A base de dados é prioritariamente composta por informações colhidas na internet. Uma das fontes são as buscas do Google. Um crescimento súbito na procura pelo termo seguro-desemprego, por exemplo, é indicativo de que as empresas estão demitindo. É um tipo de método batizado de "nowcasting" (em tradução livre, "prevendo o presente"), já usado no exterior para identificar tendências tão distintas como novos focos de gripe suína ou áreas onde há risco de calote nas hipotecas imobiliárias.

Além disso, a Fipe utiliza os dados do site Catho, que conta com 300 mil currículos e 300 mil vagas, e traz informações sobre vagas, candidatos e contratações.

Para o mês de dezembro de 2012, a Fipe estima que a taxa calculada pelo IBGE fique em 4,4% - se confirmado, será o menor nível de desocupação da série histórica do indicador. Como não é a taxa oficial, recebeu o nome de taxa de desemprego antecipada. Ela será divulgada todo último dia do mês, antes do índice do IBGE. "Em momentos de crise, por exemplo, será possível saber com mais antecedência como o mercado de trabalho está reagindo", afirma.
Via Estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook