quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto que usou moradores de rua como 'roteadores Wi-Fi ambulantes' no Texas é abandonado

O experimento, testado no evento geek SXSW, foi criticado

 

A agência de publicidade americana BBH Labs desistiu do projeto de usar moradores de rua como "roteadores Wi-Fi ambulantes". O projeto, batizado Homeless Hotspots (Hotspots sem-teto), recebeu diversas críticas. "Não temos planos futuros para o projeto, nem na cidade de Nova York em qualquer outro lugar", disse ao jornal New York Post Emma Cookson, presidente da empresa.
O experimento, lançado durante o evento geek South by Southwest (SXSW), fechou uma parceria com um abrigo para recrutar diversos moradores de rua. Cada um deles foi equipado com um roteador de sinal 4G. Portadores de smartphones, laptops ou tablets que precisavam de acesso à web só precisavam, então, se apresentar a um Homeless Hotspot e pegar um código para acessar a internet. Usuários podiam pagar o que queriam pelo serviço. Todo dinheiro arrecadado era destinado aos sem-teto.
Projeto – A ação foi inspirada pelas instituições que treinam moradores de rua a vender jornais. "Como qualquer publicação impressa, esses jornais estão passando por dificuldades devido à proliferação dos meios digitais", escreveu Saneel Radia, diretor de inovação da BBH de Nova York. "Resolvemos modernizar esse modelo."
Cada voluntário recebia a garantia de que iria ganhar mais de 50 dólares (91 reais) por dia, em uma jornada de até seis horas – valor acima do piso salarial do estado do Texas, onde acontece o SXSW. A BBH Labs também forneceu uma bolsa diária no valor de 20 dólares (36 reais) aos voluntários. Os Homeless Hotspots atraíram a atenção de participantes do SXSW, que acusaram a agência BBH Labs de explorar a imagem dos sem-teto indevidamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook