sábado, 15 de dezembro de 2012

Atirador mata 20 crianças e seis adultos em escola nos EUA


A polícia americana confirmou que 20 crianças e seis adultos foram assassinados pelo atirador que invadiu uma escola primária em Connecticut, nos Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira (12). O criminoso, Adam Lanza, de 20 anos, morreu no local, segundo a imprensa. O ataque aconteceu às 9h30 (12h30 de Brasília) no colégio primária Sandy Hook, que tem cerca de 600 alunos entre 5 e 10 anos, e fica em Newtown.
Segundo o tenente Paul Vance, da polícia da região, o corpo de um adulto foi encontrado em uma segunda cena de crime na cidade de Newtown. A imprensa americana informou que a vítima é o pai do atirador - supostamente assassinado antes do massacre. A mídia dos EUA informou que entre as vítimas na escola estava a mãe do atirador, Nancy Lanza, professora do jardim de infância e que morreu no ataque.
Segundo Vance, o tiroteio começou por volta das 9h30 (12h30 de Brasília). Lanza conseguiu entrar na escola por ser conhecido pelos funcionários, segundo a imprensa local. O tenente Vance disse que o tiroteio se restringiu a apenas uma parte da escola, em duas salas.
A polícia chegou à escola pouco depois de ser avisada por telefone do ataque. O local foi imediatamente cercado e invadido por equipes da polícia, que retiraram todos os sobreviventes e um ferido. Imagens aéreas mostravam várias ambulâncias e veículos de resgate ao redor da escola horas após o ataque.
Richard Wilford, pai de um aluno da escola Sandy Hook, disse ter telefonado para a polícia após receber a notícia de que havia ocorrido um tiroteio na região. "Eles [policiais] disseram que o tiroteio foi na Sandy Hook. Então eu e minha mulher descemos a rua correndo e chegamos à escola. Não há palavras que possam chegar perto de descrever o terror de ouvir a notícia de que o seu filho está em um lugar onde houve violência". O filho dele não foi ferido no tiroteio.
"[Meu filho] escutou sons muito altos. Ele os descreveu como panelas caindo. A professora dele foi verificar e logo trancou a porta da sala de aula. Eles ficaram em um canto da sala até serem resgatados pela polícia.”
Esse é o segundo pior massacre do gênero ocorrido nos Estados Unidos - atrás apenas do ataque que deixou 37 mortos na Faculdade Virginia Tech em 2007.
O ataque à escola Sandy Hook é também o terceiro grande ataque de atirador ocorrido neste ano. Em julho, um criminoso matou 12 pessoas durante a exibição do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em um cinema no Colorado, e no mês seguinte un atirador matou seis pessoas em um templo Sikh em Wisconsin.
Em um discurso emocionado, o presidente Barack Obama chorou lamentando as mortes e apresentou suas condolências. "Precisamos nos unir e ter ações reais para evitar outras tragédias como essa", afirmou.

Em discurso emocionado, Obama pede ação real para evitar novas tragédias

O presidente americano Barack Obama fez nesta sexta-feira (14) um discurso bastante emocionado sobre o ataque a uma escola primária em Newtown, no estado de Connecticut. "Como país, já passamos por isso vezes demais", disse o presidente em referência ao massacre em que um atirador abriu fogo contra alunos e funcionários, deixando ao menos 27 mortos, incluindo crianças entre 5 e 10 anos.
"Precisamos nos unir e tomar ações reais para evitar outras tragédias como essa, deixando de lado questões políticas." Segundo correspondentes da BBC nos Estados Unidos, essa seria uma referência à aprovação de leis mais duras para a venda de armas.
Com lágrimas nos olhos, Obama disse que acreditava que todos os pais estavam se sentindo como ele - que tem duas filhas. "Nada substitui a perda de um filho. A maioria dos que morreram hoje era de crianças. Lindas crianças que tinham entre 5 e 10 anos. Eles tinham a vida inteira pela frente... aniversários, formaturas, casamentos, filhos", disse o presidente, após chorar e interromper seu discurso algumas vezes.
Obama disse que governo vai providenciar todos os recurso necessários para investigar o caso. O presidente já havia expressado suas condolências às famílias das vítimas e conversou com o diretor do FBI e com o governador de Connecticut sobre o caso.

Atirador mata 27 pessoas em ataque a escola primária nos Estados Unidos

Ao menos 27 pessoas, incluindo 18 crianças, foram mortas por um atirador que abriu fogo nesta sexta-feira em uma escola primária americana, de acordo com a rede americana CBS, que cita autoridades policiais. O ataque ocorreu na escola primária Sandy Hook School, que tem cerca de 600 alunos entre 5 e 10 anos e fica em Newtown, no estado de Connecticut, no Nordeste dos Estados Unidos.
Segundo o tenente Paul Dance, da polícia local, o atirador é um dos mortos e seu corpo ainda está no interior do edifício. Segundo testemunhas, ele entrou na escola vestindo uma farda militar.
O hospital local informou que há várias pessoas internadas, muitas em estado grave. A polícia afirmou que há "muitas vítimas", entre funcionários e alunos. Dance não confirmou o número total de mortos, alegando que todos os familiares das vítimas devem ser alertados primeiro.
A polícia chegou à escola às 9h40 (12h40 no horário de Brasília), pouco depois de ser avisada por telefone do ataque. O local foi imediatamente cercado e bloqueado e todos os sobreviventes foram retirados da escola. Imagens aéreas mostram várias ambulâncias e veículos de resgate ao redor do colégio.
O presidente americano Barack Obama acompanha o caso e expressou suas condolências. A investigação do caso está sendo feita com a participação de diversas agências. A Casa Branca afirmou ter disponibilizado todos os recursos necessários para esclarecer o crime. Da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook