segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Luiz Paulo tem 43%, Luciano 22% e Iriny 16%, aponta Ibope em Vitória


Pesquisa mostra que candidato do PSDB caiu três pontos percentuais.
Margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos.


O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) Ibope divulgou neste sábado (22) a segunda pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Vitória nas eleições deste ano. A pesquisa foi encomendada pela Rede Gazeta.
Em relação à pesquisa anterior, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) caiu três pontos percentuais, foi de 46% para 43%. Luciano Rezende (PPS) subiu dois pontos, saindo de 20% para 22%. Iriny Lopes (PT) subiu de 14% para 16%. Edson Ribeiro (PSDC), Gustavo De Biase (PSOL) e Montalvani (PRTB) ainda aparecem com 1% das intenções de voto cada um. O nome do candidato Jenner Dinho (PDT) estava na relação de candidatos, mas não foi citado por nenhuem entrevistado.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): 43%
Luciano Rezende (PPS): 22%
Iriny Lopes (PT): 16%
Edson Ribeiro (PSDC): 1%
Gustavo De Biase (PSOL): 1%
Montalvani (PRTB): 1%
Branco / nulo: 8%
Não sabe / não respondeu: 9%

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. Foram entrevistadas 504 pessoas na cidade de Vitória. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), sob o número ES-00082/2012.

Pesquisa anterior
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 18 de agosto e registrou os seguintes resultados: Luiz Paulo Vellozo Lucas com 46%; Luciano Rezende (20%); Iriny Lopes (14%); Edson Ribeiro (1%), Gustavo De Biase ((1%) e Montalvani (1%).

Rejeição aos candidatos
O Ibope também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum: Iriny Lopes foi a mais citada, com índice de rejeição de 31%. Montalvani tem 18%, Edson Ribeiro 15%, Luiz Paulo 14%, Luciano Rezende 11%, Gustavo de Biase 9% e Jenner Dinho 9%. Entre os entrevistados, 7% poderiam votar em todos e 12% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa anterior, os resultados da rejeição foram os seguintes: Oswaldo Barba com 29%; Eduardo Cotrim com 21%; Paulo Altomani com 15%; Sacomano com 12%; Flavio Lazzarotto com 11%; o professor Ronaldo Mota teve 9%. Entre os entrevistados, 10% responderam que votariam em todos eles e 22% não souberam ou não responderam.
Iriny Lopes (PT) teve 31% de rejeição; Luciano Rezende (PPS) 19%; Luiz Paulo (PSDB) 18%; Edson Ribeiro (PSDC) obteve 11% das respostas; Montalvani (PRTB) 8%. Os que falaram que poderiam votar em todos foram 17% e não sabem e não responderam 26%.
Na pesquisa anterior, os resultados da rejeição foram os seguintes: Iriny Lopes com 31%; Luciano Rezende com 19%; Luiz Paulo com 18%; Edson Ribeiro obteve 11% das respostas; Montalvani com 8%. Entre os entrevistados, 17% responderam que votariam em todos eles e 26% não souberam ou não responderam.

Pesquisa Espontânea
O instituto de pesquisa também questionou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação das opções de nomes de candidatos. Nesta situação, 39% dos entrevistados disseram que votariam no candidato Luiz Paulo; 15% votariam em Luciano Rezende; Iriny Lopes teria 14% dos votos; Gustavo de Biase teria 1%; Edson Ribeiro e Montalvani teriam 0 % dos votos cada um. Brancos e nulos somaram 8% e eleitores que não souberam ou não responderam, 21%.

Maiores problemas
A pesquisa abordou com os eleitores, ainda, quais as áreas que as pessoas vêm enfrentando maiores problemas. Em Vitória, os três itens mais citados foram segurança pública com 49%, saúde com 23% e transporte coletivo com 6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook