quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Delegacia 24 horas de Apoio a Mulher é inaugurada na manhã desta quinta-feira (20) em Vitória


Delegacia 24 horas de Apoio a Mulher foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (20), na Ilha de Santa Maria, em Vitória. A unidade atenderá toda a região da Grande Vitória a partir desta sexta-feira (21), com o plantão das 16 às 8 horas. Atualmente, o Estado e a capital Vitória ocupam o primeiro lugar no ranking nacional de homicídio contra a mulher. Para o atendimento, foram destinados quatro delegados, um escrivão e quatro agentes, além de policiais civis em escala especial.
O prédio onde irá funcionar a delegacia foi alugado pelo Governo do Estado e adequado às atividades policiais, como parte da estrutura de atendimento a mulher que sofreu alguma violência física, foi instalada uma entrada diferenciada com atendimento humanizado, na presença de psicólogos e assistentes sociais. Junto com a Delegacia da Mulher, irá funcionar a Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACL), transferido do posto de Maruípe.
A delegacia funcionará apenas em sistema de plantão, de segunda a sexta, das 16 às 8 horas e aos sábados, domingos e feriados a delegacia irá funcionar 24 horas. Durante o período das 8 às 18 horas, a população deverá procurar a Delegacia da Mulher do município. A unidade de plantão em Vitória deverá atender toda a região metropolitana – Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana. “Com essa unidade completamos oito delegacias com a finalidade de reduzir e impulsionar a redução do alto índice de violência no Estado”, ressaltou o Governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
Além da delegacia de Vitória, mais oito municípios capixabas já contam com o serviço, são eles: São Mateus, Linhares, Colatina, Venda Nova, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Alegre. O governador garantiu que ainda este ano serão implantadas mais duas delegacias de plantão, nos municípios de Barra de São Francisco e Aracruz.
Além de investimentos nas delegacias de 24 horas, o Governador contou que o Estado em parceria com o Poder Judiciário, para que juízes e promotores possam dar mais atenção aos casos de agressão e homicídio, dando mais celeridade aos processos.
O chefe da polícia civil, Joel Lírio, ressaltou que com os novos investimentos, o Estado faz cumprir a Lei Maria da Penha, permitindo mais acesso e proteção para as vítimas de violência. “Estamos fazendo cumprir a Lei Maria da Penha. A partir de agora as vítimas de violência não irão mais procurar o DPJ como anteriormente”, disse.
Segundo o chefe de polícia, a transferência da DEACL, para a Ilha de Santa Maria, permite que seja instalada uma nova estrutura de atendimento jurídico na base de Maruípe. Na nova estrutura, Joel relatou que será possível a integração entre o do Centro Integrado de Atendimento Sócio-educativo (Ciase) e a DEACL.
“Estamos reformando a sala onde funcionava a DEACL, para funcionar uma Unidade de Atendimento Inicial (Unai), com estrutura para que juízes e promotores possam realizar audiências”, disse Joel.
Via ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook