terça-feira, 3 de julho de 2012

Coligações para disputa na Câmara de Vitória será ‘casamento na delegacia’


A entrada do PMDB na chapa de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) está causando mal-estar não só com lideranças do PSD na majoritária, mas mudou todo o cenário das articulações para a disputa proporcional em Vitória.

Isso porque a chapa ficou muito pesada, o que jogará o cociente eleitoral para um nível muito alto. A mudança na complicada matemática da proporcional complicou a vida não só de quem está na chapa do PSDB e PMDB, como também dos demais partidos. 
O PMDB tem dois vereadores, Zezito Maio e Dermival Galvão, assim como PSDB, que tem Neuzinha Oliveira e Aloízio Varejão. O PSD que também está na chapa é representado pelo vereador Max Da Mata. 

Por isso, os momentos que antecedem o fim do prazo para a homologação das chapas, que termina nesta quinta-feira (5), são de muita conversa e pouco entendimento. O objetivo agora é tentar dentro de um cenário bastante restritivo buscar um posicionamento que alivie a vida dos candidatos a vereador. 
A expectativa é de que em algumas chapas um vereador se eleja com menos de dois mil votos, enquanto outros que ultrapassem os cinco mil votos fiquem fora da Câmara com base na fórmula que define o cociente eleitoral. 

Na Câmara, o sentimento é de que costuras visando apenas o interesse dos candidatos a prefeito prejudicaram muito os candidatos a vereador, que não foram ouvidos nessas articulações. Por isso, as conversas entre os partidos para as proporcionais têm sido chamadas de “casamento na delegacia”.

Vila Velha

Se em Vitória a movimentação do PMDB trouxe muitos problemas, em Vila Velha, o partido, embora tenha tomado uma decisão incompreensível retirando um dos favoritos da eleição para prefeito, o deputado estadual Hércules Silveira, na proporcional os candidatos a vereador estão felizes com a possibilidade de ocuparem mais cadeiras no legislativo municipal.
O partido que hoje tem apenas um representante na Câmara, o vereador Andinho, vê amplas chances de conquistar mais espaço. A expectativa dos candidatos é de que o partido consiga três cadeiras na Casa. Via SD | Renata Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook