quinta-feira, 31 de maio de 2012

BALANCE CAPIXABA 31/05/2012

BALANCE CAPIXABA 31/05/2012
“Memórias de Uma Guerra Suja” é lançado em Brasília
O livro “Memórias de Uma Guerra Suja” foi lançado nesta quarta-feira (30), na capital federal. 
A publicação, traz o depoimento inédito do ex-agente da repressão Cláudio Guerra aos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, a obra joga luz sobre crimes que deverão ser investigados pela Comissão da Verdade, recém-instalada pela presidenta Dilma Rousseff. 

O lançamento aconteceu na Livraria Dom Quixote, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). No lançamento aconteceu ainda um bate-papo com os autores do livro mediado pelo jornalista Luiz Cláudio Cunha. 

O livro traz o depoimento de um dos maiores agentes da repressão, o ex-delegado do Dops, Cláudio Guerra, revela o destino de mais de uma dezena de desaparecidos políticos, explica as circunstâncias da morte de líderes de esquerda e ajuda a elucidar diversos episódios de um dos períodos mais conturbados da história recente do Brasil – a ditadura militar. 

Os relatos de Guerra são chocantes. Envolvem conhecidas figuras nacionais com os militares e torturadores; revela que incinerou corpos em fornos numa usina de Campos. 

Os autores contam ainda como foi a produção do livro, um processo que durou cerca de três anos, revelando detalhes do trabalho investigativo, desde o convencimento da fonte, checagem das informações até a publicação. 
www.agenciacongresso.com.br

Ministra Ideli promete liberar fábrica de fertilizantes de Linhares


A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anunciou ontem que pediu a liberação ao Ministério da Fazenda de recursos para a construção da fábrica de fertilizantes em Linhares. 

O projeto faz parte do programa do governo federal de aumentar a produção de fertilizantes no país. Já foi aprovado pela União mas ainda não começou a ser construído. 
O complexo custará cerca de US$ 3 bilhões e produzirá fertilizantes nitrogenados (ureia e amônia), metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina, aumentando a oferta interna desses produtos derivados do gás, o que reduzirá a necessidade de importação. 

O anúncio foi feito durante audiência concedida a vice presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES) (foto). 
A fábrica atrairá a instalação de uma série de outras empresas da cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola e da cadeia de produtos químicos. E também empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos, locação de máquinas, entre outras. 

A liberação do investimento, apesar de não ser novidade para o estado, foi incluída pelo governo federal nas compensações ao ES com a perda do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias). 
De acordo com Rose de Freitas, as negociações do estado em relação às compensações estão em andamento com o ministro da Fazenda, Guido Mantega e com o secretário-executivo do ministério, Nelson Barbosa. 

A deputada disse que a ministra Ideli garantiu dar atenção especial ao pedido da fábrica de Linhares e que estará acompanhando o andamento do processo da liberação do investimento. 
Com Ideli a deputada tratou ainda do processo de enquadramento do empreendimento no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Repenec), programa do governo federal que concede incentivos para programas nessa área. 

Rose solicitou também à ministra a liberação de emendas empenhadas do ex-deputado Camilo Cola (PMDB-ES) no valor de R$ 2 destinadas para Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. 


 www.agenciacongresso.com.br

Presidente do TJES determina que todos servidores prestem contas de patrimônio

 O presidente do Tribunal de Justiça de Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, determinou que todos os servidores do Judiciário apresentem a prestação de contas do patrimônio privado. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (31), unifica a obrigatoriedade da informação, antes restrita apenas a magistrados e servidores comissionados ou ocupantes de funções remuneradas.

De acordo com o Ato Normativo nº 66/2002, publicado no Diário da Justiça, os servidores efetivos e comissionados têm 30 dias para o envio de cópia da declaração de Imposto de Renda do exercício de 2011. O texto prevê que a prestação de contas sobre o patrimônio declarado dos servidores será anual, sempre até 30 dias após o encerramento do prazo fixado pela Receita Federal para entrega da declaração.

Será a primeira vez que os efetivos terão repassar à cúpula do tribunal informações sobre seus dados patrimoniais. Antes da medida de Pedro Valls, apenas os magistrados (juízes e desembargadores) e servidores ocupantes de cargos em comissão ou em funções remuneradas eram obrigadas a prestarem contas.

No caso dos magistrados, as regras são mais rígidas do que aplicadas aos servidores. Desde 2009, além da declaração anual de IR, é obrigatório o envio da lista de bens e valores nos nomes de cônjuges ou companheiros, filhos e outras pessoas que vivam sob a dependência de juízes e desembargadores. A disposição atendeu a determinação contida no relatório de inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Judiciário capixaba.

Como já ocorria antes, os dados remetidos pelos membros do TJES ficarão sob a guarda da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão de Pessoas do tribunal e serão mantidos em local reservado. O ato de Pedro Valls não traz expressamente o tipo de sanção aos servidores que deixarem de enviar a declaração de bens. Nerter Samora  ! Foto capa: Gustavo Louzada 
Pré-candidatos tucanos vão a Brasília unificar discurso de oposição

 O PSDB reuniu nesta quarta-feira (30), em Brasília, os pré-candidatos do partido às prefeituras de 74 cidades do Brasil, entre eles os nomes capixabas que vão disputar a eleição deste ano. A ideia é unificar a estratégia a ser adotada pelo partido nas disputas municipais.

Do Espírito Santo, estiveram no encontro o candidato do partido a prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que com a saída do ex-governador Paulo Hartung do pleito passa a ter uma vantagem, ainda que não distante, dos demais nomes colocados. 

No encontro, o tucano deixou claro seu perfil pragmático a ser colocado no pleito, ele afirmou que campanha é o início da administração de um futuro gestor. “Se um candidato faz promessas impossíveis ou alianças fracas apenas para obter vantagens, será punido. A população saberá confrontar o discurso e a realidade. Por isso é inevitável que um bom candidato tome outro rumo, e saiba conversar com o eleitor”. 

No encontro, partido e pré-candidatos definiram que será adotado um discurso unificado durante a corrida eleitoral. Respeitadas as peculiaridades locais, os tucanos falarão de temas de repercussão nacional, focado no discurso de oposição ao projeto do PT. O PSDB planeja eleger mil prefeitos em 2012.

Para o presidente do partido, deputado federal Sérgio Guerra (PE), o conflito das ideias e propostas de PT e PSDB serão enfatizados durante a campanha. Como o PT administra a prefeitura de Vitória, esse enfrentamento deve se radicalizar na capital capixaba.  

“Vamos mostrar à população o quanto as atitudes de cada gestão, no plano federal, ajudaram ou prejudicaram a população. Ressaltaremos que, por exemplo, o PT fez com que a Petrobras não fosse estatizada nem privatizada, e sim partidarizada”, disse Guerra. 
Além de Luiz Paulo, também participaram do encontro o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho, outra grande aposta do partido para a eleição deste ano no Espírito Santo. 

Outros pré-candidatos capixabas que participaram do evento foram: o vereador Marcos Mansur, de Cachoeiro de Itapemirim;  Alcântaro Filho, pré-candidato em Aracruz; Juarez da Conquista, que deve disputar em Linhares e Afonso Rodrigues Pereira Filho, que tem o nome colocado para a disputa de Guarapari. | Renata Oliveira |Foto capa: Arquivo SD 

PMDB tenta emplacar candidatura de Lelo Coimbra, mas não convence

O PMDB tenta recompor-se para a disputa deste ano em Vitória, mas a dúvida sobre a candidatura própria na Capital mostra que o partido não contava com a possibilidade de o ex-governador Paulo Hartung não disputar a eleição. E mais: a pré-candidatura do deputado Lelo Coimbra, lançada no início de maio, nunca se legitimou dentro do partido. 

Tanto é que o senador Ricardo Ferraço e o deputado federal e pré-candidato estão encontrando dificuldades de convencer o presidente do partido, o Valdir Raupp (RO) da viabilidade da candidatura de Lelo. Se Ricardo Ferraço – que, aliás, foi um dos primeiros a tentar emplacar a candidatura de Hartung em Vitória, ainda no ano passado –  defende a candidatura de Lelo, a deputada federal Rose de Freitas acredita que uma composição seria mais interessante. Desde o início do processo Rose defende o apoio ao ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). 

Para os meios políticos a situação delicada do PMDB se deu porque o partido apostou no personalismo político, abandonando as movimentações partidárias. Em vez de criar condições para que o PMDB apresentasse uma proposta de governo para a cidade, apostou na figura do ex-governador Paulo Hartung. Como ele desistiu do processo, o partido tenta agora desenvolver uma política partidária às vésperas da eleição, porém, não tinha um plano alternativo para a disputa. 

A situação é diferente do que acontece no PSDB e PT, por exemplo. O ninho tucano tinha duas alternativas para disputar a eleição ou como deputado federal Cesar Colnago ou com o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas. O discurso do partido, porém, foi discutido independentemente do candidato. Quando Luiz Paulo foi definido como o candidato, o processo de debate e a construção do programa de governo já estavam adiantados. 

No PT, embora houvesse um racha dentro do partido sobre a candidatura própria, o grupo da pré-candidata Iriny Lopes continuou trabalhando a construção da candidatura, enquanto aguardava um posicionamento do diretório municipal. 

Lelo Coimbra, embora tenha lançado a pré-candidatura, não construiu seu palanque e por isso encontra dificuldades de convencer o mercado político, já que não consegue ter apoio da maioria, sequer dentro de seu partido. Com isso os candidatos a vereador pelo partido ficam em uma situação ainda mais difícil diante da indefinição do grupo majoritário. O fato é que com ou sem candidato a prefeito, o partido terá muita dificuldade em atingir a meta de participar de forma mais atuante na eleição da Capital este ano. | Renata Oliveira |


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook