sexta-feira, 26 de abril de 2013

Para Gilmar Mendes, 'é melhor fechar STF' se Legislativo aprovar PEC 33

Para o ministro da Corte, a proposta 'é inconstitucional do começo ao fim'

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a criticar nesta quinta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vincula decisões da Corte ao Congresso Nacional. O ministro destacou o fato de o texto ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara sem uma análise mais detalhada, e disse que é “melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal” se a proposta for aprovada pelo Legislativo.

“Não há nenhuma dúvida, (a proposta) é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles (Legislativo) rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada, é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal”, disse Mendes.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33 condiciona a vinculação de súmulas aprovadas pelo STF ao aval do Poder Legislativo e submete ao Congresso Nacional a decisão sobre a inconstitucionalidade de leis. 

De autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a PEC ainda estabelece que é preciso quórum de nove ministros, e não mais de seis, para anular emendas constitucionais aprovadas pelo Congresso.

Gilmar Mendes destacou a "gravidade" de o texto ter sido aprovado por votação simbólica, sem manifestações em sentido contrário. "É constrangedor, eu acredito, por uma comissão que se chama de Constituição e Justiça. Onde está a Constituição e a Justiça nesta comissão?", criticou.

Nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que vai atrasar a tramitação da proposta para avaliar se o texto é constitucional. 

Para o ministro do STF Marco Aurélio Mello, a decisão de analisar a proposta com mais cautela foi acertada. "A postura de Vossa Excelência confirma as minhas palavras de ontem, a confiança absoluta na Câmara dos Deputados e no Senado da República como dois grandes colegiados", disse ele, ao deixar o STF nesta tarde.

O ministro Ricardo Lewandowski também minimizou uma crise entre Legislativo e Judiciário. “Os poderes estão funcionando. Cada qual toma as atitudes que entendem dentro de sua esfera de competência e assim é que funciona a democracia. Quando os poderes agem dentro de sua esfera de competência, a meu ver, não há o que se falar em retaliação. E muito menos crise. Pelo contrário, os poderes estão ativos, funcionando e não há crise nenhuma”, disse. 

Agência Brasil

2 comentários:

  1. A petralha está 'empoderada' com falta de punição para tudo quanto é falcatrua e desmoralização das instituições democráticas. Dá nisso!

    Ed Lascar

    ResponderExcluir
  2. O pior negócio do mundo é contrariar juiz ou mexer com a corporação. Uma vez sentado no trono, ele é vitalício e não deve mais nada a ninguém. O PT deveria ter aprendido isso com a " ingratidão" do Fux. Uma das razões da ferrada que os mensaleiros levaram foi justamente a campanha que promoveram para desacreditar o STF, que é uma corte conservadora por natureza e composição. A linha principal de argumentação era cínica: "Só" fizemos caixa dois e isso todo mundo faz. O STF tem que se adequar à nossa realidade política e abandonar os formalismos. Queriam que a suprema corte legalizasse a corrupção e limpasse a sujeira que eles fizeram!
    Depois, o Zé diariamente tratava de desqualificar a corte e seus componentes. Tribunal de exceção, julgamento político, o STF foi coagido pela imprensa, etc. etc. O resultado foi o que se viu. Tomou um domínio do fato na testa, para deixar de ser otário.
    Agora, depois de uma jogada infeliz de um ex-presidente da Câmara, que prometeu dar abrigo aos mensaleiros, em caso de ordem de prisão e de não acatar a cassação de seus mandatos, o legislativo volta a pressionar o STF. Vai sobrar para o lombo do Zé, de novo. Vai cumprir pena em Bangu II. Toda corporação é ciosa de seus privilégios. O melhor para todos é que o STF fique na sua e o Legislativo também. Não foi à toa que o Presidente da Câmara, que não é bobo, tratou de por panos quentes em todas as crises criadas até agora.

    Marco Lisboa

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook