quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Assistente Social e sua Competencia Ético-Política


O projeto ético-político do Serviço Social tem como objetivo central a construção de um novo referencial á profissão. A dimensão ético-política trabalha com a contradição histórica da profissão em seu processo de trabalho. A sua inserção na sociedade, sua proposição, posicionamento e atuação se dão através da ética profissional e da proposição política. A dimensão ético-política da profissão não se dá sem uma ética norteadora que dê sentido, clareza e finalidade ás suas ações.

O Projeto ético-político visa garantir a capacidade de discernimento crítico em análises a fim de buscar, compreender, explicar, criticar e problematizar a realidade em um âmbito institucional, se posicionando ética e politicamente no enfrentamento da questão social e da inserção profissional, descrevendo e analisando as demandas do Serviço social, atribuindo condições para que se formem profissionais competentes, renovadores, críticos e propositivos.

O enfoque ético-político vem motivar, questionar e incentivar a uma praxis na atuação do Serviço Social, pois a práxis, não define somente no atendimento do usuário, mas, também envolve uma postura profissional que perpassa as suas ações, como por exemplo iniciar um atendimento, demonstrar interesse em reuniões de equipe com outros profissionais, sempre se voltando a um melhor atendimento ás demandas institucionais e aos usuários, bem como nas políticas públicas, buscando a garantia de direitos de todos os usuários.

A Competência ético-política é fundamental ao assistente social, pois atribui ao profissional uma contribuição para o enfrentamento da questão social, tendo clareza em seu processo de trabalho. Aponta para essa questão de estimular, provocar, para que haja uma formação profissional competente, onde trabalhem a construção do caráter ético-político respeitando a individualidade do cidadão. Seu objetivo é buscar uma transformação social embasada e fundamentada em uma teoria social transformadora de grande importância na realização de uma prática profissional competente e propositiva, intervindo como facilitador na formação de usuários conscientes, com direitos garantidos, para que exerçam seu papel de cidadão, saindo de uma percepção alienada.

O caráter ético-político nos mostra a amplitude da prática da profissão, deixando em evidência as ações e a intervenção profissional, sempre destacando ao usuário seus direitos e seu dever de cidadão. O profissional deve se pautar em uma prática competente e ética, tendo como dever trabalhar na conscientização da sociedade, formulando idéias que desenvolvam sua consciência no que diz respeito a toda sociedade na construção de um novo projeto societário. Esse projeto societário busca se embasar nos princípios norteadores do Código de Ética Profissional do Assistente Social, onde o reconhecimento da liberdade e da democracia é assumido como valores centrais e éticos-políticos.
"O projeto societário que historicamente serve de referência ideo-político ao projeto profissional de ruptura se insere no âmbito do ideário socialista e dos movimentos emancipatórios a ele conectados". (BARROCO, 1997).

A questão política está ligada a conduta profissional, pois ela faz com que os próprios profissionais tenham consciência da importância dessa perspectiva para uma prática ética e competente, que não permite o assistencialismo e uma prática alienada, mas para uma prática motivadora que sempre busca renovação e atualização, buscando também uma prática informativa, questionadora, argumentativa e transformadora. Essa compreensão deve se dar através de reflexões e questionamentos com uma ligação dialética do exercício profissional, da teoria do Serviço Social, da vivências históricas, da apreensão da realidade e de um compromisso ético e político que orienta, motiva e questiona, a fim de  alcançar uma prática competente, com resultados que alcancem os objetivos da prática profissional vinculada a questão de compromisso com a sociedade e com a classe trabalhadora.

Por Carla Nascimento

Um comentário:

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook