terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fazendo uma Limpeza no Micro

Introdução e Procedimentos Básicos




Todo mundo que usa o Windows sabe que de tempos em tempos precisamos executar uma limpeza no sistema para remover programas que não estão sendo usados de modo a não apenas liberar espaço no disco rígido, mas também para fazer com que o Windows rode mais rápido e mais estável. Este tutorial é um guia passo-a-passo que mostra como você pode dar uma geral em seu micro para deixá-lo “tinindo”.

Existem vários programas comerciais disponíveis no mercado que podem ajudá-lo com esta tarefa. Em nosso tutorial, decidimos usar apenas programas gratuitos e ferramentas que vêm com o Windows.

Este tutorial pode ser aplicado para qualquer versão do Windows. Portanto, mãos à obra!

1. Atualize o seu Windows indo em http://www.windowsupdate.com. Feito isso, clique no botão “Expressa” e siga as instruções que aparecerão na tela. Os passos exatos e o tempo que a atualização demorará dependerão de quão desatualizado seu Windows estiver.

Uma dica aqui é habilitar o seu Windows para baixar e instalar as atualizações automaticamente (esta opção existe apenas no Windows XP). Normalmente esta opção é habilitada por padrão, mas você pode verificar se ela está ou não habilitada em seu micro. Para isso, clique no ícone


 Figura 1: Habilitando as atualizações automáticas em seu Windows.


2. Passe um antivírus no micro (O Avast! é grátis e em português: http://www.avast.com/).

3. Passe um antispyware no micro (o da Microsoft é grátis e bastante eficiente: http://www.microsoft.com/athome/security/spyware/software/default.mspx)

Apagando Arquivos Temporários 

4. Apague arquivos  temporários. Isto pode ser feito abrindo Meu Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o disco, selecione Propriedades, clique na caixa de Limpeza de Disco (Figura 2). Repita este processo para todos os discos rígidos.



Figura 2: Apagando arquivos temporários.



Em seguida, vá em:
 C:\DocumentsandSettings\[seu_nome_de_usuário]\ConfiguraçõesLocais\Tem  e apague todos os arquivos lá presentes (acredite, você encontrará muito “lixo”), veja na Figura 3 (você só verá esta pasta se a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos” estiver habilitada) . Apenas pressione a combinação de teclas CTRL + A e então pressione a tecla Del.  Um ou outro arquivo reclamará que não pode ser apagado por estar sendo usado por algum programa (veja na Figura 4), o que fará com que o Windows aborte o processo de exclusão dos arquivos. Você terá que selecionar manualmente todos os arquivos novamente menos este arquivo que o Windows está reclamando e então pressionar a tecla Del novamente. Continue até você ter apagado todos os arquivos que conseguir. Repita este processo para todos os usuários disponíveis em seu sistema.


Clique na Imagem para ampliar
Figura 3: Apagando arquivos temporários.
Como mencionamos, você só acessará esta pasta caso habilite a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. Esta opção é encontrada em Meu Computador, menu Ferramentas, Opções de pasta e na guia Modo de exibição. Na janela que aparecerá você precisará fazer as seguintes configurações:

  • Habilite a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”.
  • Desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”.
  • Desmarque a opção  “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)”.
Figura 5: Configurando o Windows.
Apesar das últimas opções não serem realmente necessárias, recomendamos que você as configure de acordo como explicamos anteriormente, já que a configuração padrão do Windows evita que você visualize arquivos relacionados a vírus quando o seu computador está infectado.

Por  Gabriel Torres e Cássio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook