quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Números preocupam e Lula poderá substituir Dilma na disputa eleitoral


Por Fabio Alves*
O resultado das pesquisas de intenção de voto do Ibope e do Datafolha, que serão divulgadas nesta quarta-feira, 3, pode trazer de volta, num último ímpeto, o fantasma do “Volta, Lula”, ameaçando a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

Até o dia 15 de setembro, o PT poderia trocar de candidato, substituindo Dilma pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E como se aproxima o prazo final dado pela legislação para uma troca de candidatos, em caso de renúncia, parcela da cúpula petista, além de boa parte dos militantes do “chão de fábrica”, pode fazer uma última investida no acalentado desejo de ver Lula concorrer à eleição presidencial.

Esse movimento voltou à ativa depois das últimas pesquisas Datafolha e Ibope, em particular a que mostrou Marina Silva, do PSB, empatada com Dilma na simulação do primeiro turno e vencendo com vantagem de dez pontos porcentuais num eventual segundo turno.

As pesquisas que serão divulgadas amanhã são cruciais.

Primeiro, porque elas medirão o impacto das duas primeiras semanas de propaganda eleitoral na TV e no rádio, período considerado suficiente para aferir a escolha do eleitor que estava indeciso ou que, porventura, iria anular seu voto.

Segundo, porque mostrarão se a tendência do forte ganho de Marina no apoio de eleitores consolidou-se ou se houve um desgaste com as recentes polêmicas envolvendo a candidatura do PSB, entre elas as acusações de uso de caixa dois para financiar o jato que transportava o ex-candidato Eduardo Campos; os ganhos com palestras proferidas por Marina nos últimos três anos; e os recuos dela no seu programa de governo, em particular aos direitos dos movimentos LGBT.

“Para setores do PT, só a volta do Lula salvaria a eleição para o partido neste momento”, diz o cientista político e professor do Insper, Carlos Melo.

Assim, faz sentido se setores do PT, via alguma instituição ou sindicato ligado ao partido, tivessem contratado pesquisas qualitativas para medir o potencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva num cenário de embate direto com Marina Silva.

“O PT já tem medido a capacidade de Lula em atrair voto, mas ainda não mensurou essa capacidade numa disputa direta com a candidata do PSB”, argumenta Melo. Diante da proximidade do prazo legal para se fazer a troca de candidato, agora é o momento para realizar tal pesquisa e, dependendo do resultado, conseguir pressionar o partido inteiro por uma troca, diz ele.

Para os analistas da consultoria política Arko Advice, em relatório a clientes, os defensores do “Volta Lula”, ainda em minoria, acreditam que essa é a única forma de reverter o risco de derrota.

“A sensação no PT é de que é preciso fazer ‘algo grande’, pois se Dilma perder, o maior derrotado será Lula”, afirmam os analistas da Arko Advice.

Para eles, o ex-presidente tem grande prestígio junto ao eleitorado e deixou o governo com aprovação elevadíssima. Lula também conta com o apoio do setor empresarial, entidades sindicais e mercado financeiro, acrescentam.

“O problema é que mesmo a substituição de Dilma por Lula não necessariamente mudaria o quadro”, dizem os analistas da Arko Advice.

Na opinião de Carlos Melo, do Insper, a troca de candidatos do PT ainda tem como obstáculo o próprio Lula.

“Lula não se arriscaria a substituir Dilma se as pesquisas qualitativas mostrarem que ele também perderia para Marina”, afirma Melo. “Assim, o PT manteria a candidatura de Dilma em dois cenários: se a vitória dela for certa ou se a derrota dela ou de Lula frente a Marina for inevitável.”

Outro inconveniente a ser enfrentado por Lula numa eventual troca é que o ex-presidente foi ao programa eleitoral na TV do partido garantindo ao eleitor que Dilma faria um segundo mandato melhor do que o primeiro.

Ou seja, como evitar o desgaste – e também o uso político por seus adversários – junto ao eleitorado se Lula tentar salvar o PT de uma percepção de derrota pelo comando do País, substituindo Dilma, sem conseguir passar a impressão de fracasso do governo que ele endossou em 2010?

De qualquer forma, lembra a Arko Advice em nota a seus clientes, até o prazo final da troca, “Dilma terá que conviver com esse fantasma. Mais um elemento perturbador justamente num momento crucial para sua campanha.”

Se os resultados das pesquisas Ibope e Datafolha mostrarem, por acaso, uma liderança de Marina ainda no primeiro turno e uma vantagem maior num eventual segundo turno frente a Dilma, o fantasma do “Volta, Lula” rondará o PT com força.

* Fábio Alves é jornalista do Broadcast

45 comentários:

  1. Não duvido... Mas, vai se ferrar também!

    ResponderExcluir
  2. Calma, muita calma nessa hora. Essa hipótese, é mais balão de ensaio do Demotucanos. Tática do PT é outra mais a frente, pós 15/set.

    ResponderExcluir
  3. É provável, o IBOPE e DATA FOLHA, elegerem a Ex-Marina hoje já no 1º Turno. Estão forçando a barra, para não colar a imagem de Marina ao PSDB Neoliberal. Pois 2 meses de campanha, com Ex-Marina vestida roupagem do Demotucano, é fatal a sua hipocrisia de "Nova Política"

    ResponderExcluir
  4. Sugiro, fazerem um Giro, em todas Regiões, Estado por Estado, e apreciarem o choque de Realidade, que estão em cursos nas campanhas dos aliados do Governo a partir desse momento, Set/14.

    ResponderExcluir
  5. Ex-Marina, já deu demostração de fadiga, nesse ultimo Debate. Na Band, foi melhor elaborada, e mais atrativa. No SBT, perdeu produção.

    ResponderExcluir
  6. ae o povo volta para Aécio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mais o lula jamais

    ResponderExcluir
  7. Dilma, quando acuada se mostra mais preparada e maior com produtividade. Está limada e polida quando tem que decidir sob pressão. Foi a melhor, do Grupo "G3".

    ResponderExcluir
  8. O Lula de fato, tem cerca de 30 dias, que somente apareceu em SP. A Estava reservando fôlego e pegando impulso. A partir de agora, campanha do PT será outra. Serão plebiscitárias. De Novo " eles" contra "nós" Essa travessia do deserto, de fato, será de Noites frias e Longas. mas vencerá quem tiver mais Fé e Coragem, para dominar esse Touro, chamado "Brasil".

    ResponderExcluir
  9. Os bastidores da política é muito sujo. Tenho minhas dúvidas sobre essa subida rápida da candidata do partido REDE E PSB. Será que é prá rifar o Perdeuessadb e o Dem...onio?

    ResponderExcluir
  10. Lula é muito malandro, ele não vai querer se queimar.....vai deixar a Dilma, o projeto dele é para daqui 4 anos....

    ResponderExcluir
  11. Está muito em cima para o Lula tentar uma virada. Ele é mais pragmatico e inteligente que isso. Mesmo que as Politicas Interna e Externa sofram um desvio talvez até perigoso com Marina, ele deverá programar uma volta em 2018. Alias, como era o plano de Eduardo Campos. O programa seria ver como haveriam de ser as mudanças com Marina para um ajustamento naquilo que uma seção da sociedade reclama ser muito tempo de governo petista para depois mostrar que estavam errados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Marcos Rebello, o tempo está substanciado para que o Lula reverta a situação, mas não tenho dúvidas que, caso o Lula tivesse sido lançado candidato desde o início da campanha eleitoral certamente hoje ele seria o grande favorito a vencer o pleito.

      Excluir
  12. o Lula conseguiu sair limpo do mensalão so no brasil da milionário o que ele vai fazer na politica arrumar mas dinheiro fazer o seu filho vice essas coisa so acontece aqui

    ResponderExcluir
  13. VOCÊ VAI de pau mandado do Lula ou vai de pau mandado de Malafaia? Ah, já vi, você vai de pau mandado pela cocaína. Tá certo!

    ResponderExcluir
  14. Eu voto Marina contra Dilma,mas não votaria contra Lula.

    ResponderExcluir
  15. Lula não é troxa,já sabe que o PT já perdeu!! Não vai se arriscar e passar pela humilhação de perder!!

    ResponderExcluir
  16. Folha Política: PT avalia que, mesmo que Lula substitua Dilma, pode perder as eleições

    ResponderExcluir
  17. Existe uma possibilidade bem válida e tudo indica ser esta a estratégia do PT, a de Marina ter alcançado o seu teto eleitoreiro e começar a cair. Para isso a campanha do PT está trabalhando para o seu desmonte e chegar a um segundo turno bem fragmentada. Para esta eventualidade a militancia deverá ser levada às ruas, muito embora esta tática pareça hoje obsoleta pelo clima politico, para tentar reverter na percepção do publico a fraudulenta barragem das pesquisas que mostram numeros ficticios.

    ResponderExcluir
  18. Ai ele perderia para a Marina, o povo não é idiota, ela deverá ir até o fim.

    ResponderExcluir
  19. Certamente que seria uma péssima estratégia. O 'menos pior' agora é ir até o fim com a candidata à reeleição e fazer uma oposição consistente nos próximos 4 anos para ai sim, Lula vir forte o suficiente para tentar a vitória em 2018.

    ResponderExcluir
  20. Será suicidio e nao acredito que LULA embarcará nesta canoa furada. Aqui na europa já é dada como certa a vitória de Marina pelos mercados sinalizado por eles como a Vitória da vontade do povo brasileiro em alguem que gera a expectativa de mudanca, mudanca esta que o mercado acredita em funcao dos nomes dos futuros senhores que conduzirao a politica economia.

    ResponderExcluir
  21. Claro que não. Ele não é ingênuo. É mais fácil, em caso de derrota para a Marina, ele comandar uma oposição acirrada.

    ResponderExcluir
  22. Eu não sei de que Europa o Jomar se refere. Tenho informações diretas de lá, pois meu marido era da imprensa internacional e de lá vem as informações que não corresponde ao que o Jomar diz. Não é Marina que está na preferência , nem de longe meu amigo. Quanto ao Lula, ele não vai entrar , até porque já conversamos sobre isso , o resto é especulação. Pessoalmente , acredito que a Dilma ganhe e também se caso ela não tivesse hipótese acho que o Lula jamais perderia. Mas ele não vai fazer isso, ele sabe o que faz. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Beatriz De Broutelles, se voce deixar a EMOCAO de lado e passar a analizar as coisas com a RAZAO, certamente terá mais tranquilidade para se ater aos fatos. Portanto leia atentamente o que coloquei e proucure as informacoes nos mercados europeus sobre a economia brasileira.

      Excluir
    2. Jomar Federici, eu não falo com emoção, aliás vc tem essa mania de achar que todos os petistas são loucos, Vc ainda não percebeu a minha loucura? Acho que vc ainda não entendeu o que faço e o que digo. Também ´nem todos sabem do que faço, pois pra mim é-me indiferente, mas te garanto que não estou por aqui de para quedas .

      Excluir
  23. QUE VENHA BODE VELHO! A SURRA É A MESMA SERÁ ATÉ MELHOR EM VC...

    ResponderExcluir
  24. Ex-Marina, chegou ao Teto. IBOPE Agora: Ibope aponta: Dilma, 37%; Marina, 33%; Aécio, 15%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabao Ferreira Costa, ainda está errada essa pesquisa .

      Excluir
    2. Beatriz, não sei de onde o Jomar está falando, mas tenho amigos em Portugal que tem informações semelhantes.

      Excluir
  25. Não sei porque algumas pessoas são tão agressivas e tomam como uma ofensa pessoal. Termos agressivos, ofensas, e tratam à disputa (aliás à qualquer disputa) como se a própria pessoa estivesse sendo agredida. Com esses não há troca possível. Quem não se informa, quem não tem princípios, não tem conteúdo, só sabem jogar pedras. Vivi a época da Ditadura. A direita opressora era doentia, era cruel, mas, reconheço, era muito culta e inteligente. Atualmente falta tudo. Falta informação, falta conhecimento, falta formação e educação. Sobra a agressividade, a ignorância e a arrogância.

    ResponderExcluir
  26. Na verdade o que se dá para entender sobre o momento politico atual é que ainda faltam mais de 30 dias para a eleicao, e a baixaria vai correr solta. E a tendência é piorar até 5 de outubro. Imagina ( se ) houver 2º turno.( haja visto o cenário nos informar a possibilidade de definicao ainda em primeiro turno ).. Por ora, creio eu, vao os opositores de Marina ( e neste quesito nao há de se negar que o PT sabe muito bem fazer ) vao disseminar o sentimento de que a candidata Marina nao tem estrutura partidária (daí associá-la a Fernando Collor, que só contava com o nascente PRN), é o cavalo de Tróia que o conservadorismo oferece ao povo brasileiro, porta-voz de Silas Malafaia, autoritária, inconsistente, incoerente, obscurantista, neoliberal, plagiadora de FHC, coveira do pré-sal e da indústria brasileira etc. Ainda veremos muitos que sofreram com a pecha de "comedores de criancinhas" dizendo o mesmo de Marina Silva.

    ResponderExcluir
  27. Acho que se lula entrar ai opovão vai desaguar todos em Marina,so de raiva.O povo não esta querendo é o PT.

    ResponderExcluir
  28. Ma gestão no governo lula tambem sem falar no mensalão.Uma robalheira nos ofres púbricos

    ResponderExcluir
  29. Beatriz De Broutelles voce está sendo injusta, nunca achei petista algum ou quem quer seja, fosse maluco. Quanto a sua loucura realmente nao percebi ainda e nem quero, haja visto que muitos colegas aqui já perceberam e quanto ao que voce faz ou o que voce diz, bom, isso nao é de meu interesse, e deve ser unica e exclusivamente de sua responsabilidade. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora no retorno, mais foi só agora que percebi a sua colocação. mais uma vez. beijos.

      Excluir
    2. Pois é Jomar Federici, vc classifica-me sempre como emocional , que os petistas são assim e são assados. Em contra partida vc apoia amigos reacionários que pra mim se transformaram em fantasmas, pois além deles bloquearem os que não estão de acordo come eles, vc tem em seus adeptos, alguns que já printaram a minha cara em páginas fundamentalistas e me difamaram como racista , só porque sou PT. Nunca imaginaram sequer quem eu sou, de onde vim , e sempre fui tratada como fake. Por isso evito comentar as suas postagens, pois eu sei que lá estão eles , pois eu também tenho fakes e entro onde menos se espera e fico horrorizada com que leio deles. Portanto meu amigo, assim como nunca se interessaram em saber se eu existia ou não, eu me interesso quem são eles , e deles eu sei mais do que devia. Preferia nem saber, pois a minha língua coça para desmascara-los. E devo dizer que são aqueles que gritam Fora Pt, fora corruptos e mais alguma coisa, só que eles estão atolados até ao pescoço com a corrupção e aqui dão uma de justiceiros. Beijos.

      Excluir
  30. A roubalheira nuca foi menor do que a de agora, apenas nunca foi permitido pelos governos que fossem expostas. Alem de alguns bodes expiatórios que não possuem nos autos quaisquer indício de prova, mas que foram condenados sob i clamor da hipocrisia sociial. Nem Jesus escapou dela.
    Na época da ditadura, eu ouvia freqüentemente coleguinhas, filhas de militares, contarem sem qualquer receio (não precisava, quem, e quem, se iria denunciar?) as falcatruas que ouviam ser contadas casa e uma delas, uma vez me respondeu, ao ser perguntada se isso não era "feio", que o pai dizia que "tem muito dinheiro, dá pra todo mundo roubar e ainda sobra". É assim. Em todos os sistemas ha muitas personalidades.

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook